24/06/2015 - 18:59
O secretário americano de Estado, John Kerry, viajará a Viena nesta sexta-feira para participar das negociações internacionais sobre o programa nuclear iraniano, a menos de uma semana do final do prazo, no dia 30 de junho, para se obter um acordo definitivo.
Segundo o departamento de Estado, Kerry participará das discussões entre o grupo das grandes potências chamado “5+1” (Estados Unidos, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha) e o Irã, sob os auspícios da União Europeia.
A viagem do chefe da diplomacia americana à capital austríaca – onde a questão é analisada em nível de especialistas e diretores políticos – deve ser seguida por outros ministros das Relações Exteriores.
Esta será a primeira viagem de John Kerry, 71 anos, após sua fratura de fêmur, ocorrida no final de maio quando o secretário de Estado andava de bicicleta nos Alpes franceses.
Irã e o grupo 5+1 iniciaram intensas negociações há 20 meses sobre o programa nuclear iraniano. O acordo final que esperam alcançar até 30 de junho deve garantir o caráter pacífico do mesmo, em troca de um levantamento das sanções internacionais contra este país.