Terceira maior empresa no setor de chocolates do mundo, o Grupo Ferrero aposta no Brasil para seu mais novo lançamento: o snack Kinder Tronky. O produto tem como foco a geração Z, pessoas nascidas entre o final da década de 1990 e 2010. São 25 milhões de brasileiros nessa faixa etária, que cresceu consumido outros itens da marca e possui bom poder de compra e enorme capacidade de influenciar os resultados de vendas, inclusive no varejo, segundo expectativa da empresa.

O lançamento faz parte de um investimento de R$ 24 milhões previstos pelo Grupo Ferrero na região. A expectativa é incrementar o faturamento em duplo dígito por aqui nos próximos 12 meses. No ano passado, a receita cresceu 30% no Brasil. Globalmente, o grupo italiano – dono das marcas como Ferrero Rocher, Nutella, Kinder, Tic Tac e Raffaello – faturou 14 bilhões de euros (período fiscal encerrado em agosto), um incremento de 10,4% sobre o exercício anterior.

+Smart Break abre loja número 500 e busca receita de R$ 200 milhões com micromercados

A companhia, que está presente no Brasil desde 1994, lança o snack Kinder Tronky que agora faz parte de um portfólio com outros cinco produtos vendidos no país, ampliando a variedade para os jovens consumidores.

Para a diretora de Marketing de Kinder para América do Sul, Daniela Spila, o Brasil se tornou polo essencial para compreender as mudanças nos perfis de consumidores e mercado central para mensurar o impacto dos novos comportamentos do público. “O Brasil é o segundo mercado no qual o grupo está apostando para a distribuição da novidade, ficando atrás apenas da China. Tamanha exclusividade confirma a visibilidade do comércio brasileiro para o a Ferrero e reforça o compromisso da companhia em continuar expandindo Kinder na América do Sul”, disse a executiva.

Daniela acrescenta outros fatores que contribuíram para reforçar a aposta no mercado brasileiro. “O crescimento do segmento de snacks no País também impulsionou nosso planejamento”, disse, ao expor dados da Euromonitor International. Segundo a consultoria, até 2026, a estimativa é de que as vendas desse tipo de produto cheguem a R$ 89,3 bilhões, gerando um salto de 11,6% acima do que faturava há cinco anos. “Com o crescimento do mercado snacks no Brasil, Kinder Tronky passa a ser um produto muito estratégico, passando a representar mais de 10% do total das vendas de Kinder nacionalmente.”

Por ser um termorresistente, a distribuição nacional do produto fica facilitada. “A expansão do portfólio também é muito significativa para nós, pois Kinder terá oportunidade de fazer parte do dia a dia de uma base maior de consumidores e entrará em novas ocasiões de compra”, comentou a diretora.

Estratégias digitais de marketing estão em curso para promover as vendas. “Sabemos que a geração Z é altamente conectada à tecnologia e à internet. Por isso, toda a campanha e estratégia de comunicação deste lançamento foi pensada com este foco”, afirmou Daniela.

O Grupo Ferrero possui 109 empresas em todo o mundo, com 31 unidades de produção. Seus produtos estão presentes em mais de 170 países. No Brasil, possui fábrica em Poços de Caldas (MG), que passou por um processo de ampliação para dobrar sua capacidade de produção, concluído em 2016.