As vésperas da Páscoa, a Ferrero mandou recolher lotes do Kinder Ovo por suspeita de ligação com um surto de salmonela no Reino Unido. Até agora 57 casos foram confirmados, a maioria entre crianças de cinco anos ou menos.

A Food Standards Agency (FSA), agência de normas alimentares do Reino Unido recomendou que os consumidores evitem comer os produtos da linha Kinder Surpresa e destacou os esforços da Ferrero em retirar o produto do mercado.

+ Sob nova direção, AliExpress trará Dia do Solteiro ao País

“A empresa de alimentos envolvida realizou voluntariamente a retirada e o recall deste produto e estamos trabalhando em estreita colaboração com eles e suas autoridades competentes para identificar a causa precisa desse surto. Também estamos trabalhando em estreita colaboração com o Reino Unido e parceiros internacionais”, disse Tina Potter, chefe de Incidentes da FSA, em comunicado no site da agência.

Os produtos recolhidos são o Kinder Ovo da linha Surpresa, vendida individualmente na unidade de 20g, ou num pacote com três unidades, com datas de vencimento entre 11 de julho de 2022 e 7 de outubro de 2022. Todos os produtos afetados foram produzidos na Bélgica.

A salmonela pode causar intoxicação alimentar e seus sintomas incluem diarreia, cólicas estomacais, náuseas, vômitos e febre, mas tendem a desaparecer em poucos dias. Mas “os sintomas podem ser mais graves, especialmente em crianças pequenas e com sistema imunológico enfraquecido”, conforme destacou a nota do FSA.

Em nota enviada à DINHEIRO, a Ferrero Brasil salientou que o “Brasil não está envolvido no recall voluntário de produtos Kinder selecionados fabricados na Bélgica”.

Leia a íntegra da nota da empresa:

O Brasil não está envolvido no recall voluntário de produtos Kinder selecionados fabricados na Bélgica. Os produtos Kinder comercializados no Brasil são produzidos na América do Sul.

Em outros países, a Ferrero está cooperando com as autoridades de alimentos sobre uma possível ligação com casos relacionados à salmonella. Embora nenhum de nossos produtos Kinder lançados no mercado tenha testado positivo para salmonela e não tenhamos recebido reclamações de consumidores, estamos levando o caso extremamente a sério.

A segurança alimentar e o atendimento ao consumidor são nossas prioridades e lamentamos esta situação.