A população negra no Brasil é vítima de uma desigualdade comprovada por meio de pesquisas sérias feitas ano a ano. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados de 2018, uma delas aponta que os trabalhadores brancos recebem, em média, 68% mais do que os trabalhadores pretos e pardos. O levantamento também mostra que essa desigualdade persiste nas funções de chefia. Somente 29,9% de cargos gerenciais são exercidos por pretos e pardos. Essa diferença, no entanto, pode ser reduzida por meio de políticas públicas inclusivas e por ações socialmente responsáveis. Dentro desse contexto, a KPMG firmou parceria com o braço corporativo da empresa de educação internacional EF – Education First para criação do programa #Impulse. A iniciativa, exclusivamente destinada a jovens negros, tem como principal objetivo impulsionar a igualdade por meio da seleção de estudantes ou recém-formados para o ensino virtual da língua inglesa e aprendizado em uma plataforma da KPMG Business School. O processo seletivo começou em 8 de abril e será concluído em 20 de maio. O programa selecionará 50 bolsistas para um curso de um ano. Além de participar de um aprendizado focado no desenvolvimento das habilidades de comunicação global, durante o projeto os alunos terão a oportunidade de participar de encontros oferecidos pela KPMG Brasil, para que o bolsista possa conhecer a estrutura da empresa e interagir com lideranças e grupos de trabalhos. “A iniciativa une duas competências importantes no atual cenário do mercado de trabalho: a aquisição de conhecimento de idiomas e culturas e o aprimoramento de competências ligadas à transformação digital, cada vez mais requisitadas pelas empresas”, diz a sócia líder da área de capital humano da KPMG no Brasil, Luciene Magalhães.

(Nota publicada na edição 1167 da Revista Dinheiro)