MILÃO (Reuters) – O teatro italiano La Scala lançou um serviço de streaming que permite aos espectadores assistirem suas óperas, concertos e balés online, em um esforço para ampliar sua audiência em todo o mundo.

O primeiro concerto será transmitido ao vivo pela “La Scala TV” no sábado com três sinfonias de Mozart regidas por Daniel Barenboim, disse a renomada casa de ópera de Milão em um comunicado.

Com ingressos entre 2,9 e 11,9 euros, os assinantes deste ano podem escolher entre sete apresentações de ópera ao vivo, nove concertos e três balés.

+ A guerra dos streamings

+ Manifestantes climáticos jogam tinta no teatro La Scala de Milão

O serviço visa um “público global que não pode estar fisicamente no teatro, mas quer acompanhar os espetáculos”, disse o La Scala, acrescentando que espera atrair jovens e estudantes, bem como os amantes da ópera mais velhos.

A oferta também inclui apresentações pré-gravadas, documentários e “conteúdos especiais” que o teatro não especificou.

La Scala é um ícone da cultura musical italiana e a noite de abertura de sua temporada anual em dezembro é um encontro tradicional para a alta sociedade e a elite política do país.

O serviço online estreou na terça-feira com a ópera “As Vésperas Sicilianas” do compositor italiano Giuseppe Verdi, dirigida pelo diretor Fabio Lusi.

“O projeto faz parte de um esforço mais amplo para modernizar o teatro antes das Olimpíadas (de Inverno) de 2026”, que acontecerá na área de Milão, disse o La Scala.

(Reportagem de Sara Rossi)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ1G0OU-BASEIMAGE