Na antigüidade, havia várias interpretações para a origem das pérolas. Os chineses diziam que somente a luz do luar possuía o poder de fazê-las crescer. Os gregos acreditavam que eram um subproduto do nascimento de Afrodite, a deusa do amor e da beleza. Já os persas julgavam ser as lágrimas dos deuses. As lendas alimentam o mito e fazem do objeto uma matéria-prima cobiçada no mundo da joalheria. É um mercado que movimenta bilhões de dólares por ano e faz parte da história da humanidade desde os primórdios. Os mistérios dessa jóia da natureza são desvendados no livro A pérola ? história, cultura e mercado, da jornalista Dinah Bueno Pezzolo, editado pela Senac São Paulo. ?Enquanto tantas pedras precisam ser lapidadas pelo homem para brilhar, a pérola já nasce bela?, diz a autora.

Se no passado remoto a beleza da pérola era vista apenas em jóias, hoje ela está em todas as partes. Estilistas da alta costura usam a pedra para adornar roupas, a indústria de relógios a adotou como artefato e até as fabricantes de cosméticos a utilizam como matéria-prima. Em 2003, Helena Rubinstein lançou um creme à base de nácar das pérolas negras do Taiti. Os resultados do cosmético podem não ser totalmente garantidos, mas o efeito que uma jóia desse porte causa é, sim, enigmático. Ainda mais quando penduradas nos corpos de grandes estrelas de Hollywood como Marilyn Monroe, Grace Kelly e Audrey Hepburn. ?As pérolas captam a essência da feminilidade?, diz Rubens Drizun, proprietário da joalheria que leva o seu nome. ?São clássicas, discretas e dotadas de um encanto único.?

Para entender melhor de qual encanto o joalheiro se refere é fundamental conhecer as características de cada pérola. Existem seis tipos cultivadas em várias regiões do planeta. Há desde a Akoya, criada no Japão, à negra, que só nasce no Taiti em uma ostra que expele pigmentos escuros. O que torna a pedra mais valiosa e rara é a sua cor, circunferência, tamanho e brilho. Uma pérola negra pequena, de qualidade mediana, custa US$ 100. Já um exemplar redondo, de perfeita qualidade e com um diâmetro de 20 milímetros, pode alcançar US$ 10 mil. Conseguir uma pedra de tal porte é como ganhar na loteria. A pérola nasce de uma irritação na ostra causada por um corpo estranho, como um grão de areia, que entra na concha. De tanto incomodar e machucar, o intruso é posto num canto de uma bolsa de carne. A partir daí, a ostra vai envolvendo o corpo com o nácar e, depois de três anos, surge a pérola. Como diz um princípio budista, ?ela é a transformação do sofrimento em jóia?.