A tradicional casa de leilões RM Sotheby’s realiza nesta quarta-feira (29) o leilão de um Lamborghini histórico. Mas quem espera um supercarro clássico pode se frustrar ao notar que o pregão envolve um trator!

Sim, o trator que está sendo leiloado é um modelo DL25 e relembra a origem da marca italiana de supercarros. A unidade do leilão está em bom estado de conservação e pintada de vermelho, além de possuir licença para rodar nas estradas inglesas e manter a placa italiana original.

+ Fusca ‘Herbie’e outros modelos são leiloados nesta quarta (29)

Segundo as informações do leilão, o trator foi produzido em 1956 e estima-se que cerca de 900 unidades do modelo DL25 foram produzidos entre 1952 e 1958. O veículo é equipado com motor diesel de dois cilindros e 2.5 litros, com sua potência estimada em 25 cavalos.

A expectativa da leiloeira é que o trator seja arrematado por um valor entre 15.000 e 25.000 libras esterlinas (entre R$ 95.000 e R$ 158.000).

O início da Lamborghini

Os tratores foram os primeiros modelos produzidos pela Lamborghini, enquanto o início da produção de carros começou após uma briga com a Ferrari. Ferruccio Lamborghini já era um empresário bem sucedido que colecionava carros esportivos, entre eles uma Ferrari 250 GT, e apontou que o modelo tinha um defeito crônico de embreagem.

Ao saber da queixa de seu cliente, Enzo Ferrari respondeu que Ferruccio não sabia de automóveis e que se não estava satisfeito, que fizesse algo melhor. E foi o que ele fez.

Em 1963, a Lamborghini lançou seu primeiro carro, o 350 GTV, utilizando um touro como símbolo de sua empresa. Ferruccio, que era do signo de touro e apreciador da espécie passou a batizar seus modelos com raças e nomes deste animal, começando pelo Miura. A tradição se mantém até hoje, e passou por nomes como Diáblo, Gallardo e Murciélago, por exemplo.