Os lançamentos da Cyrela Brazil Realty no primeiro trimestre de 2016 somaram R$ 613 milhões, de acordo com a prévia operacional da companhia, divulgada nesta quarta-feira, 20. O resultado dos três primeiros meses do ano foi 33% superior aos R$ 463 milhões de igual período do ano passado.

A participação da Cyrela nos empreendimentos lançados ficou em 67% no começo de 2016, frente a uma fatia de 72% nos três meses iguais de 2015. Considerando apenas a porcentagem da companhia, o volume de lançamentos no período somou R$ 410 milhões, uma queda de cerca de 23% frente aos R$ 333 milhões do primeiro trimestre do ano passado.

Dos seis empreendimentos lançados no trimestre, quatro foram em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. As permutas representaram R$ 21 milhões nos lançamentos do trimestre, contra R$ 9 milhões no primeiro trimestre de 2015, de acordo com a Cyrela.

Nos três primeiros meses do ano, não houve assinatura de contratos dentro da faixa 1 do programa “Minha Casa Minha Vida” (MCMV), assim como em igual intervalo do ano passado.

Ao excluir a faixa 1 do Minha Casa e as permutas, e tomando como base apenas a participação da Cyrela nos empreendimentos, o volume lançado de janeiro a março de 2016 foi de R$ 399 milhões, 23% superior ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados R$ 324 milhões.

Vendas contratadas líquidas

As vendas contratadas líquidas da Cyrela Brazil Realty no primeiro trimestre de 2016 somaram R$ 544 milhões, indicando queda de 25% frente aos R$ 723 milhões obtidos em igual período do ano passado, de acordo com a prévia operacional divulgada pela companhia.

Das vendas líquidas totais realizadas no trimestre, 57% se referem a venda de estoque e 43% a venda de lançamentos. Dessa forma, a Cyrela atingiu uma velocidade de vendas, medida pelo indicador de Vendas Sobre Oferta (VSO), de lançamentos de 38% no trimestre.

A participação da Cyrela nas vendas ficou em 76% no começo de 2016, frente a uma fatia de 80% nos três meses iguais de 2015. Considerando apenas a porcentagem da companhia, o volume de vendas no período somou R$ 415 milhões, uma queda de cerca de 28% frente aos R$ 580 milhões do primeiro trimestre do ano passado.

Ao excluir as vendas na faixa 1 do programa MCVM e as permutas, além de tomar como base apenas a fatia da Cyrela nos empreendimentos, o volume vendido atingiu R$ 407 milhões de janeiro a março de 2016, 29% inferior ao mesmo período do ano anterior, quando se obteve R$ 572 milhões em vendas.

Velocidade de vendas

Os dados operacionais resultaram em um indicador de Vendas Sobre Oferta (VSO) de 12 meses de 32,2%, abaixo do resultado de 42,0% apresentado no mesmo trimestre do ano anterior. O número de começo de 2016 também é menor que os 33,1% do quarto trimestre de 2015.