A recuperação do segmento de viagens e turismo no Brasil e no exterior faz com que companhias aéreas programem mais voos já de olho na alta temporada. A Latam é um exemplo. Em meio às férias escolares e às festas de Natal e Ano Novo, a empresa prevê recuperar em dezembro em torno de 80% da sua oferta de assentos para os Estados Unidos. A aposta está no aumento da frequência de voos para Miami e pela volta da rota São Paulo-Boston, em outubro, que completa a retomada dos quatro destinos operados pela aéreas no país antes da pandemia. Os voos partem do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e de Fortaleza.

O destino mais procurado tradicionalmente é Miami. Em razão disso, serão 15 voos semanais em dezembro, sendo dois diários a partir de São Paulo e um semanal com saída de Fortaleza. Com o incremento na rota, a Latam atinge 95% da oferta de assentos de dezembro de 2019.

+ Latam lidera mercado em agosto com 40% de participação, seguida de Gol e Azul

A operação para Nova York também contribui para os bons números de recuperação da companhia dirigida no Brasil pelo CEO Jerome Cadier. A Latam disponibiliza atualmente um voo diário para o destino com procedência de São Paulo, atuando no mesmo patamar de antes da crise sanitária, com uma taxa de ocupação de 85%.

Já Orlando, destino historicamente ligado ao turismo de lazer, terá três voos semanais a partir de São Paulo. E, no dia 30 de outubro, será retomada a rota entre São Paulo e Boston, com três frequências semanais.

O crescimento das operações para o mercado americano é acompanhado de perto por Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da Latam Brasil, que tem ajustado a oferta de forma sustentável para a companhia. “Apesar de muito satisfeitos com a demanda e retomada de oferta para os Estados Unidos, ainda temos hipóteses de que o dólar alto e o gargalo de emissões de vistos podem estar reprimindo uma demanda potencial do destino”, disse a executiva. “Por isso, seguimos atentos a restrições como essas para acompanhar nova demandas com mais oferta.”

Desde a retomada dos voos internacionais, a Latam voltou a atender 20 dos 26 destinos operados antes da pandemia, o que representa uma recuperação de 72% na oferta de assentos. Além dos destinos nos Estados Unidos, foram reativadas as rotas para Assunção, Barcelona, Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madri, Mendoza, Milão, Montevidéu, Paris, Santiago e Roma.