A Latam registrou no Brasil um crescimento de 16,3% na demanda de passageiros (medida em RPK) em março deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2022. Ao todo, foram transportados 2,6 milhões de passageiros em voos domésticos da companhia no País, superando os 2,1 milhões transportados em março de 2022.

“A Latam está cada vez mais fortalecida. Já são 11 novos destinos no País desde 2021, o que nos permitiu alcançar nosso recorde de 55 aeroportos atendidos em território nacional”, disse Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil. “O cliente tem acesso a uma rede cada vez mais completa de voos e conexões domésticas e internacionais.”

A Latam também ampliou em 21,4% a sua oferta doméstica de assentos (ASK**) no Brasil em março deste ano na comparação anual. A companhia lidera o setor aéreo brasileiro nos últimos dois anos (2021 e 2022), segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, e voa para o seu recorde de 55 destinos brasileiros. Além disso, opera voos diretos para 21 destinos internacionais e voos com conexão para outros 67 destinos em quase todos os continentes, com exceção da Ásia.

+ GOL e TAAG Linhas Aéreas de Angola anunciam acordo de compartilhamento de voos

+ Latam dá sequência a bons resultados com redução de 70% nas reclamações

DEMANDA

Em março de 2023, a demanda de passageiros (medida em RPK) do grupo Latam teve crescimento de 28,4% na comparação com o mesmo mês de 2022. No mesmo período, a companhia promoveu o aumento de 30% na sua oferta de assentos (medida em ASK). Como resultado, registrou um recuo de um ponto percentual em sua taxa média de ocupação, para 80,1%. Na operação cargueira, a taxa de ocupação foi de 55%, o que corresponde a uma redução de 5,6 pontos percentuais em relação ao índice registrado em março de 2022

ROTAS

A empresa tem promovido o crescimento sustentável de suas operações no Brasil. Em março, a empresa inaugurou as suas operações em Passo Fundo (RS) e as rotas internacionais Porto Alegre-Santiago e Brasília-Lima. Ainda em 2023, iniciará operações diretas do Brasil para Joanesburgo e Los Angeles, sendo esta última a primeira entrega efetiva no mercado brasileiro da sua joint venture com a Delta.

A companhia também acaba de anunciar a ampliação do seu acordo de codeshare (compartilhamento de voos) com a Voepass, iniciado em 2014. A mudança vai aumentar o alcance regional da Latam no Brasil a partir de 9 de maio para mais 13 localidades brasileiras: Ipatinga (MG), Barreiras (BA), Feira de Santana (BA), Valença (BA), Paulo Afonso (BA), Teixeira de Freitas (BA), Lençóis (BA), Fernando de Noronha (PE), Uruguaiana (RS), Santa Maria (RS), Pelotas (RS), Santo Ângelo (RS) e Aracati (CE). Até então, o acordo de codeshare já permitia ao cliente LATAM voar de/para cinco destinos da Voepass no Brasil: Coari (AM), Carauari (AM), Parintins (AM), Itaituba (PA) e Parnaíba (PI).