(Reuters) – O piloto Charles Leclerc, da Ferrari, conquistou a pole position em Baku pelo terceiro ano consecutivo no Grande Prêmio do Azerbaijão nesta sexta-feira, com uma volta escaldante que encerrou o domínio da Red Bull na classificação.

A pole, em uma sessão duas vezes marcada com bandeira vermelha devido a acidentes, foi a primeira da Ferrari na temporada de Fórmula 1, após a Red Bull se classificar como a mais rápida no Bahrein, Arábia Saudita e Austrália.

O líder do campeonato Max Verstappen, da Red Bull, largará na primeira fila, com seu companheiro de equipe Sergio Pérez em terceiro.

+ GP do Azerbaijão: veja como foi a classificação hoje (28); amanhã tem corrida sprint; confira programação completa

Os pilotos terão outra sessão de classificação no sábado para uma corrida autônoma de 100 km que não determina mais o grid de domingo depois que um novo formato foi acordado por unanimidade entre as equipes nesta semana.

Sábado será o primeiro de seis sprints deste ano.

“É bom… É bom estar de volta ao topo”, disse Leclerc depois de gritar de alegria pelo rádio da equipe.

Não havia nada para separá-lo de Verstappen após as voltas iniciais, com ambos marcando 1m40s445, mas o piloto da Red Bull ficou na pole provisória já que definiu seu tempo primeiro.

Leclerc garantiu sua segunda volta em primeiro, baixando a marca para 1m40s203 — com Verstappen incapaz de vencê-lo e terminando 0s188 mais lento.

(Reportagem de Alan Baldwin em Londres)