“Toda estratégia de investimento a princípio pode ser sistematizada, ser transformada em algoritmos”. A frase foi dita pela fundadora e CEO da Systematica Investments, Leda Braga, durante painel da Expert XP, na tarde desta sexta-feira (17).

Leda falou sobre “Estratégias quantitativas e a sua revolução no mercado financeiro” e citou como exemplo as entrevistas e postagens do investidor Warren Buffet.

+ Nassim Taleb: a pandemia não é um cisne negro 

“Se você for ao YouTube e assistir as entrevistas do Buffett, poderá ver que ele descreve o seu processo de investimento, como ele avalia as métricas, quando compra e quando vende, como constrói seu portfólio. Tem uma estratégia, um processo sólido e bem definido, que pode ser sistematizado”.

A estratégia quantitativa é baseada em análise e pesquisa de grande volume de dados e essa estratégia tem usado muito, além de especialistas em ciências exatas, a inteligência artificial para poder manipular o máximo possível de informações.

Isso permite uma diversificação maior do portfólio e a possibilidade de ganhos pela média. “O ser humano mantém, em média, seis ou oito investimentos. O computador pode analisar uma infinidade de dados. Por isso, na estratégia quantitativa, o portfólio tende a ter mais posições”.

Embora defenda o modelo, Leda não acredita que ele possa substituir os analistas. “Quando você tem dados bem especificados o algoritmo é imbatível. Mas a sensação de perspectiva é um privilégio do ser humano, importante na montagem de um carteira ou na previsão de um cenário. E isso a inteligência artificial não consegue entender”, diz Leda.