30/04/2025 - 14:54
O Consórcio Nova Estrada Real venceu o leilão da BR-040/495/MG/RJ, realizado nesta quarta-feira, 30, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. O leilão tem como critério para escolha da empresa vencedora o maior desconto sobre a tarifa de pedágio. A proposta vencedora foi de um deságio de 14%.
+Rodovias da Rota Sorocabana terão quatro pedágios a menos; veja locais
O Consórcio Nova Estrada Real é formado pela construtora brasileira Construcap e por duas companhias espanholas, a Sociedad Anonima de Obras y Servicios (Copasa) e a Ohla Concesiones.
Outras duas empresas apresentaram propostas: ERR participações (com proposta de 3,08% de desconto) e Sacyr Concessões e Participações (1%).
A concessão terá duração de 30 anos. O trecho leiloado da rodovia liga as cidades de Rio de Janeiro (RJ) e Juiz de Fora (MG), com extensão total de 218,9 km. O projeto prevê mais de R$ 8,84 bilhões em investimentos, com obras de duplicação, faixas adicionais e conclusão da nova subida da Serra de Petrópolis.
Não é o primeiro leilão da BR-040
Outros dois trechos da rodovia já foram leiloados. O primeiro, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, foi vencido em leilão pelo Grupo EPR; e o segundo, entre Cristalina (GO) e Belo Horizonte, foi arrematado pela francesa Vinci Highways, a primeira concessão rodoviária federal obtida pela companhia no Brasil.
O deságio vencedor do certame desta quarta-feira ficou perto do ofertado pelos grupos vitoriosos nos certames dos dois trechos anteriores da rodovia: de 14,3%, no caso da estrada que chega a Goiás; e de 11,2%, no caso do percurso entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.
BR-40 foi primeira rodovia pavimenta no país
Inaugurada em 1861 por Dom Pedro II e batizada como Estrada União e Indústria, a BR-040 era a principal rota dos barões do café e comerciantes, ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis, cidade serrana que servia de refúgio à família imperial durante longas temporadas de verão.
O trecho Rio-Petrópolis da rodovia foi o primeiro pavimentado do Brasil, em 1928, por determinação do então presidente Washington Luís. Nos anos seguintes, a infraestrutura foi estendida até Juiz de Fora e, durante o governo de Juscelino Kubitschek, consolidou-se como uma das principais ligações com Brasília, a nova capital federal.
A Concer, empresa do Grupo Triunfo, administra o trecho Rio-Juiz de Fora da BR-040 desde 1996. O prazo de exploração terminaria em 2021, mas a empresa conseguiu a prorrogação na Justiça, alegando desequilíbrio no contrato, ou seja, gerava prejuízo à companhia, por causa da obrigação de realizar as obras.
Os três trechos a serem relicitados passam por ao menos nove municípios fluminenses e mineiros, onde moram 1,8 milhão de pessoas. De acordo com o relatório de sustentabilidade da antiga concessionária, o trecho concedido registrou a passagem de 25,1 milhões de veículos pagantes de pedágio em 2023. A arrecadação foi de R$ 259 milhões. No entanto, o ano terminou com prejuízo de R$ 11 milhões.
[*com informações da EBC e Agência Brasil]