A Receita Federal anunciou por edital que irá fazer o leilão de uma série de produtos apreendidos ou esquecidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destaque para um lote com equipamentos de mineração de criptomoedas com valor estimado em R$ 80 mil.

O lote inclui um minerador Antminer S19J Pro 100T, 3 mineradores Dragon Mint, 21 placas de vídeo, 15 coolers, 2 servidores e um caixa eletrônico de criptomoedas.

+ Leilão da Receita vende celulares e eletrônicos a partir de R$ 200; veja lista

De acordo com Marina Sparvoli, que tem pós-doutorado em Ciência da Computação da Universidade Federal do ABC (UFABC), o maior obstáculo à mineração não está relacionado a questões legais, mas ao custo dos equipamentos e o tanto de energia que eles consomem durante o processo de mineração. Ela inclusive trabalha no desenvolvimento de células solares e afirma que o uso delas seria uma forma de diminuir os custos associados ao gasto com energia, além de poluir menos o ambiente.

Embora exista uma lei que regulamente o setor de criptomoedas no Brasil (14.478/22), ela não dispõe especificamente sobre a mineração das criptomoedas e não exige qualquer tipo de licença para operar equipamentos relacionados a esse tipo de atividade.

Para apresentar uma proposta, os interessados precisam ter uma Identidade Digital com nível de confiabilidade Prata ou Ouro e só podem apresentar uma única proposta por lote.

O leilão irá permitir lances entre os dias 27 de fevereiro e 6 de março, sendo que a classificação das propostas e a entrega das mercadorias aos vencedores irá ocorrer no dia 7 de março, a partir das 10h. Para consultar os produtos disponíveis e dar lances, basta acessar o site da Receita para leilões eletrônicos.