A Diageo, maior fabricante de bebidas alcoólicas do mundo, e a tradicional casa de leilões Sotheby’s promoverão no dia 14 de junho o leilão de dois barris “fantasmas” de uísque raro em Londres, com valores estimados em um milhão de dólares cada.

Chamado de “Whisky of distinction” (uísque de distinção), o leilão tem como grande destaque a venda de dois barris de destilarias que encerraram sua produção, mas que ainda tinham o produto armazenado, por isso a denominação “fantasma”.

+ Leilão de clássicos, com Opalas e fuscas, acontece nesta sexta (3)

Os itens leiloados são das destilarias Brora e Port Ellen, com o lance inicial em cada barril em U$ 880 mil. O barril da Port Ellen é anunciado como o “mais precioso” do estoque da Diageo, tendo sido destilado em 1979 e contendo cerca de 102 garrafas de uísque. Já o barril da Brora é apontado como o “mais antigo ” da destilaria e seu conteúdo deve render em torno de 145 garrafas de uísque destilado em 1982.

Cerca de 5% do valor arrecadado será destinado a ONG Care International para apoio a Ucrânia. Os felizardos compradores terão a oportunidade de trabalhar no envelhecimento dos barris por mais cinco anos junto aos especialistas da Diageo.

Obra de arte e esperiências

Além dos barris, os compradores levarão obras de arte e experiências oferecidas pela empresa de bebidas. No caso do comprador do Port Ellen, os presentes serão uma escultura do artista Ini Archibong e uma visita de dois dias na destilaria de origem do barril, na Escócia.

Já o comprador do Brora terá uma visita de dois dias à lendária destilaria na companhia do renomado fotógrafo Trey Ratcliff, que registrará o passeio e as paisagens escocesas.