O interesse cada vez maior das pessoas pelos leilões, principalmente o de veículos, fez surgir também vários golpes utilizando esse tipo de negociação para atrair novas vítimas. Mas como aproveitar as boas oportunidades que os leilões oferecem sem se expor ao risco de perder uma boa quantia em dinheiro?

O principal aliado do consumidor nesse momento é a informação. Checar todas as informações que o leiloeiro oferece é fundamental e elas devem constar no edital do evento. E sempre desconfie de ofertas tentadoras demais, afinal qual a chance de comprar um carro de R$ 120 mil por apenas R$ 5 mil? Nem em leilão isso existe.

+ Ford trará também ao Brasil o elétrico Mustang Mach-E

Segundo Moacir De Santi, leiloeiro oficial da Sodré Santoro Leilões, o consumidor hoje tem como fugir das armadilhas criadas por golpistas. “A pessoa tem que estar atenta as informações que são passadas, e não comprar por impulso de uma oferta tentadora que só ela está tendo acesso neste momento”, disse.

De Santi ainda trouxe cinco dicas para que o consumidor evite problemas na hora de comprar um veículo através de leilão. Vamos a elas:

Informações do leilão e do leiloeiro

“Qualquer leilão tem que ter o nome do leiloeiro, e este deve estar cadastrado na Junta Comercial do seu estado. Vale também conferir se ele faz parte do Sindicato dos Leiloeiros onde atua. E checar o telefone e endereço que constam no edital. Se possível, visitar o pátio ou depósito onde os bens estão guardados”, aconselhou o especialista.

Site do leilão

A maioria das empresas de leilões legalizadas utilizam o endereço de seu site com a extensão “.com.br”, então ao se deparar com um site de leilões com a extensão “.com”, desconfie. E De Santi volta a destacar a importância de checar as informações. “No site tem que constar as mesmas informações que aparecem no edital do leilão, como o nome do leiloeiro, matrícula, telefone, endereço, além dos dias e horários do evento e do local do depósito.”

Pagamento adiantado é sinal de fraude

Se alguém cobrar um valor adiantado para garantir que você será o ganhador do leilão, tenha certeza de que se trata de uma fraude. “Em leilão não existe pagamento adiantado. Em leilão só se conhece o comprador na batida da martelo e, nesse momento, a pessoa já sabe quais são as condições de pagamento”, explicou o especialista.

Fuja de preços muito baixos

O leilão oferece a venda de um bem em determinadas condições e sem as facilidades da compra em uma loja, por isso traz oportunidades com preços mais baixos. Mas não existem ofertas milagrosas. Se um veículo está com um preço muito baixo, o motivo disso pode ser encontrado na descrição do bem, seja ele um defeito, uma avaria ou a ausência de uma peça; caso contrário é um sinal de golpe.

“O leilão sempre terá escrito as condições de venda e pagamento, por isso leia as informações com atenção e, em caso de dúvida, procure a equipe do leiloeiro para esclarecê-la.”, disse De Santi. “Se aparecer um “negócio da China”, muito barato, desconfie.”

Procure empresas estabelecidas

Na hora de buscar leilões de veículos, dê preferências a empresas estabelecidas, que realizam eventos frequentemente e que tenham locais, como escritórios e depósitos, que possam ser visitados. “Conhecer quem está por trás do leilão é importante, por isso volto a falar da lista dos leiloeiros cadastrados na Junta Comercial do seu estado e também no Sindicato dos leiloeiros de cada estado. E, segundo o decreto 21.891 de 19 de outubro de 1932, qualquer leilão tem que oferecer três editais antes do evento. Procure essas informações, que garantem uma maior segurança”, completou De Santi.