O mercado global de leilões online tem crescimento estimado em até US$ 2,51 bilhões, o equivalente a R$ 18 bilhões, no período entre 2022 até 2027, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 11,35%, segundo dados de um estudo da consultoria norte-americana Technavio Research. No Brasil, não é diferente. O mercado de leilões virtuais tem crescido ano a ano, e teve um boom durante a pandemia, em que esse segmento cresceu aproximadamente 70%.

+Leilões online reúnem motos BMW, Triumph e Kawasaki; veja como participar

Como explica o CEO da plataforma de leilões on-line Kwara, Henri Zylberstajn, “a crise afetou profundamente empresas de diversos setores, que naquele momento precisavam se desfazer dos bens para gerar liquidez e reforçar o caixa ou até mesmo por motivos de falência, e a pandemia aflorou a necessidade de boas oportunidades”, destaca.

A pesquisa indica que está ocorrendo uma mudança de preferência para leilões online em relação aos leilões convencionais, por conta de fatores como o aumento no número de consumidores com pouco tempo disponível e a conscientização sobre o custo dos itens.

Desde então, o público final passou a ver as plataformas de leilões on-line com outros olhos.

“Acredito que o ambiente on-line derrubou a imagem de que leilões eram complicados, só para algumas pessoas, só para quem tinha muito dinheiro, e outras ideias similares”, ressalta Henri. 

Os fatores que impulsionam o setor de leilões online

1) Acessibilidade e conveniência: os leilões online proporcionam aos participantes a oportunidade de participar de eventos de qualquer lugar, eliminando a necessidade de presença física. Isso aumenta a acessibilidade, permitindo que pessoas de diferentes regiões participem de leilões sem sair de casa.

2) Variedade de produtos: os leilões online abrangem uma ampla gama de produtos, desde arte e antiguidades até veículos, imóveis, eletrônicos, itens de decoração, roupas, acessórios, e outros produtos diversos. Isso atrai um público diversificado, interessado em diferentes categorias de itens.

3) Preços atrativos: muitas vezes, os compradores podem encontrar produtos a preços muito mais baixos em leilões do que em transações convencionais. A competição entre os participantes pode resultar em ofertas vantajosas, o que é atraente para aqueles que buscam fazer bons negócios.

4) Transparência e segurança: plataformas de leilões online costumam garantir a transparência nas transações, fornecendo informações detalhadas sobre os produtos, histórico dos leilões e regras claras. Isso ajuda a construir confiança entre os participantes.

5) Oportunidades de investimento: além de compradores individuais, investidores também se tornam cada vez mais interessados em leilões online. Imóveis, por exemplo, podem ser uma opção atraente para investidores que buscam oportunidades de crescimento.

6) Crescimento do comércio eletrônico: o aumento geral do comércio eletrônico também contribui para o crescimento dos leilões online. As pessoas estão mais confortáveis em fazer transações online, e isso se estende aos leilões.

7) Desenvolvimento de plataformas especializadas: o surgimento de plataformas especializadas em leilões online, focadas em categorias específicas, tem atraído públicos mais segmentados, aumentando a eficiência na compra e venda de produtos específicos.

“Como vimos, o mercado de leilões cresceu bastante após a pandemia, e essa expansão ainda está em andamento, com muitas oportunidades adiante. Não podemos deixar de lado o fato de que esse ainda é um segmento que pode ser explorado mais a fundo e que tem um importante potencial para a economia. As relações neste mercado foram significativamente simplificadas pela tecnologia, que expandiu e democratizou o acesso aos leilões”, conclui o CEO da Kwara, Henri Zylberstajn.