O ex-boxeador norte-americano George Foreman, uma lenda do boxe, morreu aos 76 anos. A família do campeão fez o anúncio na noite desta sexta-feira, 21, em uma postagem no Instagram. O motivo do falecimento não foi divulgado.

Campeão olímpico em 1968, na Cidade do México e detentor do cinturão dos pesos-pesados em dois períodos completamente distintos, nas décadas de 70 e 90, Foreman é considerado um dos principais nomes da história do esporte.

Criado pela mãe, junto com dez irmãos, George Foreman saiu da pobreza para ser campeão de boxe. Largou tudo e foi pastor evangélico por dez anos. Aos 45 anos de idade, voltou ao ringues e, mais tarde, virou empresário e um bem-sucedido homem de negócios.

A lenda do esporte ficou conhecida além do boxe pelo empreendimento com o George Foreman Grill. O americano, que em 1995, na esteira de seu espetacular retorno ao boxe, ganhava a vida como garoto-propaganda de marcas como McDonald’s, Pepsi Cola e Doritos, jamais tinha ouvido falar no tal grill. Mas topou o desafio. Por um simples motivo: seria sócio da empresa.

O eletrodoméstico foi lançado em 1994 e teve mais de 100 milhões de vendas, em 2009. O pugilista era o garoto propaganda do produto, produzido pela antiga Salton Inc. (hoje, Spectrum Brands). Relembre aqui a história.

“Se nunca tivesse sido pugilista, não teria entrado no mundo dos negócios. É questão de coragem. Você não enfrenta o Mike Tyson se acha que vai perder. Também não entra numa empresa se acha que não vai vender. Não ter medo de se machucar faz parte das duas coisas”, disse em entrevista em 2006.

Foreman nunca revelou quanto recebeu com o negócio. Uma estimativa publicada desde o lançamento, porém, nunca foi contestada por ele. Era apontado um faturamento de US$ 240 milhões. Em 1999, a empresa responsável pelo grill ainda comprou o direito de uso perpétuo do nome do pugilista por US$ 127,5 milhões em dinheiro e US$ 10 milhões em ações.

Veja abaixo uma das propagandas de Foreman promovendo a marca de griils que ganhou o seu nome: