23/01/2014 - 0:59
A Lenovo anunciou, nesta quinta-feira, que fechou acordo para comprar a unidade de servidores da IBM. Segundo analistas, a empresa conseguiu barganhar um bom preço pela aquisição: US$ 2,3 bilhões.
IBM vendeu negócios com servidores x86
Apesar de a negociação ser a mais vultoso do setor de tecnologia chinês, a IBM havia pedido US$ 4 bilhões pelo seu setor de aparelhos baseados em processadores x86, que usam chips da Intel, no início das negociações. A companhia chinesa estava disposta a pagar até US$ 2,5 bilhões.
O valor pago pela Lenovo foi superior ao da 91 Wireless pelo buscador chinês Baidu, que desembolsou US$ 1,84 bilhão de dólares no ano passado. “O negócio é positivo para as duas empresas”, disse Alberto Moel, da consultoria chinesa Sanford C. Bernstein. “A Lenovo pode aumentar as vendas que a IBM tinha em até 10%.”
A carta na manga da Lenovo para explorar este negócio melhor que a IBM é justamente seu país. A chinesa tem melhor trânsito em sua terra natal. Segundo os analistas, ela conseguirá expandir os negócios de servidores x86 para as empresas locais. “A China tem uma margem grande de empresas que precisam destes produtos”, disse Moel.
Além disso, a Lenovo expande seu portfólio de serviços e aumenta sua margem de lucro. Apesar dos bons números apresentados e a conquista da liderança no mercado global de PCs, a companhia busca diversificar sua linha de produtos, uma vez que a venda de computadores está em queda. Em 2013, o mercado de PCs teve a maior queda da história em vendas e a Lenovo foi a única companhia que conseguiu crescer neste ambiente.
Para a IBM, a venda é uma oportunidade de focar em produtos mais rentáveis. A empresa, segundo analistas, não tinha uma expectativa de conseguir turbinar suas vendas de servidores. Com 22,9% do mercado, ela aparecia em segundo lugar em vendas, atrás de HP (27,6%) e à frente da Dell (16,4%). No último trimestre, o mercado de servidores movimentou US$ 12,6 bilhões.