A Leroy Merlin trocará de comando no País a partir de 1º de janeiro, com Ricardo Dinelli assumindo a posição de diretor-geral no lugar do espanhol Ignacio Sánchez. Dinelli, na Leroy Merlin há quase 13 anos, é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo. Ele começou como trainee na empresa, em 2011, e após uma passagem pela Embraer, retornou à Leroy Merlin em 2013, na qual trilhou carreira ascendente.

No posto desde 2020, Sánchez assumirá o comando da Leroy Merlin Itália. Sob sua gestão, a subsidiária brasileira abriu novas unidades (Santos, Salvador, Jundiaí, Joinville, Jardim Botânico e Bauru), fortaleceu o formato Express e reforçou a presença em diferentes canais de vendas e entregas.

Nos últimos anos, a área de pessoal também foi reforçada, com novos modelos de remuneração, revisão de salários e apoio social. A empresa também implantou o programa For All, que transforma os empregados em acionistas.

“Formamos, com intenção, uma nova geração de líderes de alto nível, uma vez que possibilitamos mais de 75% das promoções internas, talentos reconhecidos globalmente e incontáveis histórias de vida transformadas”, diz Sánchez.

De acordo com a empresa, a sucessão foi planejada e “assegura a continuidade estratégica e o compromisso da Leroy Merlin com o desenvolvimento de talentos internos e a valorização de uma liderança profundamente conectada ao mercado local”.

Dinelli é formado em administração de empresas e tem MBA em Gestão Comercial e MBA em Estratégia e Gestão de Varejo. Na Leroy, ele passou por diferentes áreas e ocupou cargos de gerente comercial, diretor de loja, diretor de produto e diretor regional.

Segundo ele, o objetivo continua sendo oferecer “solução completa para os lares, fortalecimento da omnicanalidade, ganho de eficiência das operações, fortalecimento da frente de novos negócios e avanço de iniciativas que ampliem nossa proximidade com as regiões onde atuamos”.

Há 27 anos no Brasil, a Leroy Merlin tem mais de 50 lojas físicas no País, em 14 Estados. A empresa faz parte do Grupo Adeo, terceira maior empresa do segmento chamado home improvement (melhorias para casa) do mundo.

No ano passado, a Leroy Merlin faturou R$ 8,9 bilhões no Brasil. Outra empresa do grupo é a Obramax, que tem gestão separada da Leroy e alcançou receita de R$ 1,7 bilhão em 2024.