O Partido Liberal ganhou nesta segunda-feira as eleições legislativas no Canadá e seu líder, Justin Trudeau, deverá formar um novo governo, acabando com dez anos de domínio conservador, segundo projeções das redes de televisão CTV e CBC.

Os primeiros resultados mostram que os liberais obtiveram 32 cadeiras nas províncias atlânticas do país, duplicando seu apoio popular na região, e foram bem nas províncias-chave de Ontario e Quebec.

Por volta das 22H00 local, os liberais obtinham uma vantagem confortável, mas não estava claro se conquistariam a maioria absoluta na Câmara dos Comuns em Ottawa, de 170 das 338 cadeiras.

Justin, 43 anos e filho do ex-premier Pierre Elliott Trudeau, permitirá a volta dos liberais ao poder, no qual se mantiveram durante a maior parte do século XX, acabando com o governo conservador de Stephen Harper, que buscava um quarto mandato.

A opinião pública oscilou amplamente durante esta campanha eleitoral de 78 dias, a mais longa da história do Canadá, e as últimas pesquisas apontavam a vantagem de Trudeau com 38,2%, contra 30,1% para os conservadores e 21,2% para o Novo Partido Democrático (NDP, esquerda), de Thomas Mulcair.

O bloco Québécois (separatista) aparecia com 4,9% e os Verdes, 4,7%.

Harper foi surpreendido por um poderoso desejo de mudança após nove anos de governo, e a situação econômica difícil, com a queda dos preços do petróleo, também contribuiu para sua derrota.

No total, 26,4 milhões de eleitores foram convocados para eleger 338 membros da Câmara dos Comuns.