02/03/2011 - 21:00
Mais uma vez, a luta legítima é pela liberdade e pela democracia. Muammar Kadhafi, homem forte da Líbia, e Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, começam a perder força e poder. Ambos temem guerras civis sem precedentes. É preciso ouvir a voz de milhões de pessoas que vivem há décadas sob os mandos e desmandos de tiranos. O povo não deve temer seu governo. Deve respeitá-lo.
1 – Soft drink
Renovação?
O contrato mundial da Coca-Cola com o Burger King termina no dia 30 de março. O contrato – com valor astronômico e guardado a sete chaves – prevê o fornecimento exclusivo de produtos da Coca-Cola para as 12 mil lojas do Burger King em todo o mundo, inclusive no Brasil.
2 – Soft drink 2
Disputa
A 3G Capital, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, detém o controle acionário da Burger King. A 3G também é dona da Ambev e distribuidora exclusiva da Pepsi no Brasil. Outro brasileiro, Bernardo Hees, presidente mundial do Burger King, está com a batata quente nas mãos para resolver a questão. A Pepsi já disse que disputará o contrato mundial com a Coca-Cola. Vem briga grande pela frente.
3 – Bancos
Troca-troca
O mercado de bancos está agitado. O Royal Bank of Scotland e o UBS – com aval do BTG Pactual – prometem vir fortes para o mercado brasileiro em 2011. Para isso, não economizarão com contratações de peso. Depois de março – leia-se pagamento de bônus – haverá uma grande movimentação e migração de altos executivos.
4 – Arte
Presente
Romero Britto quer sua arte conhecida por todos os brasileiros. Para isso, o artista doará esculturas a oito aeroportos do País. O valor total do presente é de US$ 640 mil. Ótima iniciativa. Agora, enquanto os passageiros esperam horas por seus voos, em nossos antiquados aeroportos, podem pelo menos admirar as alegres criações de Romero.
5 – Internet
Alerta
Um grande banco foi processado por um internauta que teve determinada quantia desviada de sua conta. Mas o banco conseguiu provar na Justiça que a culpa era do cliente que não protegia devidamente seu computador ao acessar o internet banking. Portanto, clientes de bancos, tenham cautela.
6 – Negócios
Hello money
A pequena gatinha cor-de-rosa tem rendido bilhões para a Sanrio, detentora da imagem da Hello Kitty. Mais precisamente US$ 5 bilhões em vendas em todo o mundo. Somente na América do Sul, em 2010, o número de contratos de licenciamento cresceu 77%, ultrapassando 150 parcerias.
7 – Expansão
Pé ante pé
A Calçados Bibi pretende crescer 20% este ano. Marlin Kohlrausch, presidente da empresa, quer dobrar a quantidade de lojas, que passarão a 50. Até 2015, serão 100. Nada mal para quem já atua em sete mil pontos de venda multimarcas e exporta para 65 países.
8 – Hotelaria
Sete-estrelas
Será construído em Pequim, capital da China, um hotel sete- estrelas, nos moldes do luxuoso Dubai’s Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. O hotel, orçado em US$ 1,3 bilhão, receberá recursos de um grupo de investidores da Arábia Saudita e será instalado no bairro de Mentougou, a 30 quilômetros do centro da capital chinesa. É o poder do Oriente.
9 – Recorde
Energia limpa
A fabricante gaúcha de geradores Stemac fechou o ano de 2010 com faturamento recorde de R$ 890 milhões – 17% a mais que em 2009. Com a conquista da liderança do mercado nacional de energia, apostará na produção de geradores verdes, movidos a gás natural e biogás.
10 – Piloto
E não é só isso…
João Appolinário, dono da Polishop, teve uma boa surpresa quando analisou seus números de vendas por canal: 129 lojas, espalhadas pelo País, correspondem a 50% do faturamento da rede. Appolinário prepara o lançamento de quatro lojas gigantes de até 1,5 mil m² em grandes shoppings de São Paulo. Hoje, a maior loja da rede possui 500 m².
11 – Destino
Hotel Saint Andrews, Gramado
O conceito Exclusive House chegou ao Brasil e já pode ser visto no hotel Saint Andrews, em Gramado (RS). Requinte, luxo, conforto e privacidade são as definições desse hotel com apenas 11 suítes, onde a decoração não se repete e há mordomos para atender aos mais exigentes pedidos. Com arquitetura inspirada em antigos castelos escoceses e ingleses, todos os serviços do Saint Andrews são personalizados de acordo com a vontade do cliente. A suíte diamante (foto) tem lustres de cristais tchecos, mini Mac, TV LED de 42”, vista de tirar o fôlego, closet e dois banheiros. A diária desta suíte custa R$ 3.500. É o preço da exclusividade. www.saintandrews.com.br
12 – Caminhãozão
Novidade
A subsidiária brasileira da Scania foi responsável por 27% das vendas globais de cami-nhões. Em 2010 comercializou 15.408 unidades. É o maior mercado global da poderosa companhia sueca, que faturou mais de 1, 4 bilhão de euros mundialmente.
13 – Objeto de desejo
Novo Rolex Datejust Lady
O novo relógio Oyster Perpetual Datejust Lady, da Rolex, para mulheres, reúne modernidade e elegância atemporal em combinação de 46 brilhantes com ouro 18 quilates. Além disso, o número romano que marca seis horas é cravejado com diamantes, dando mais um toque de sofisticação ao modelo. Outro detalhe do mimo é o preço: R$ 32.670.
14 – Entrevista
Ricardo Fiuza, presidente da Assurant Brasil
A Assurant Brasil tem focado o mercado de seguros massificados. Saiba mais na entrevista com o presidente da seguradora, Ricardo Fiuza.
Como ganhar espaço no mercado de seguros de baixo valor?
Desenvolvemos, em parceria com a TIM, um pacote de seguros de proteção financeira, garantia estendida, roubo e furto do celular e acidentes pessoais premiáveis. A oferta é estendida a todas as classes, cada qual com um produto dentro das suas necessidades. A garantia estendida ao roubo e furto do aparelho celular protege o equipamento por mais tempo, adicionando valor ao investimento do consumidor.
O foco continua sendo as redes de varejo?
Cerca de 90% das vendas de seguros da Assurant são feitas no canal varejo e estamos presentes com nossos parceiros em todas as regiões e Estados do País, mas continuamos diversificando a nossa carteira. Há três anos, entramos no mercado de garantia estendida para carros novos e seminovos, com coberturas similares às oferecidas pelos fabricantes. Nossos seguros já são comercializados em mais de 200 concessionárias e nestes três anos assumimos a segunda posição no ranking com 27% de participação. Dos 20 maiores grupos de concessionárias do Brasil, dez são nossos parceiros.
Qual a importância das operações brasileiras para a Assurant?
A operação brasileira da Assurant é 100% focada em massificados e é a que mais cresce fora dos EUA. O desempenho dos nossos negócios no País está sendo impulsionado pelo aquecimento nas vendas do varejo, o principal canal de distribuição da seguradora, que movimentou R$ 71,8 milhões em prêmios de seguros no terceiro trimestre deste ano. Um crescimento de 20,3% em comparação com 2010. A Assurant administra no Brasil uma carteira de 13 milhões de segurados ativos.
Aprovado
Reservas - Consideradas um seguro contra crises externas, as reservas internacionais do Brasil chegaram ao valor recorde de US$ 300 bilhões, de acordo com os dados do Banco Central. O valor é o dobro do registrado há três anos e meio.
Reprovado
Monopólio – Quase 90% das cidades brasileiras contam somente com uma operadora de telefonia fixa e uma ou duas opções de prestadora de celular. Dos mais de cinco mil municípios do País, somente 621 têm mais de uma operadora.
“O impossível, em geral, é o que não se tentou” Jim Goodwin
Com Mariana Garbin e Daniela Filomeno