O estabelecimento da zona de exclusão aérea sobre a Líbia, sob o controle da Otan desde domingo, exigiu quatro saídas aéreas durante as últimas 24 horas, disse nesta terça-feira uma fonte do Pentágono.

Segundo dados acumulados até a terça-feira às 10h00 GMT (07h00 de Brasília), quatro missões chamadas “de combate aéreo defensivo” (Defense Combat Air), ou seja, destinadas a impor a proibição de voar sobre a Líbia, foram empreendidas pela Otan, que também dirigiu outras quatro saídas aéreas em apoio a essa missão.

Dois F-18 espanhóis somaram-se à missão, seguidos por dois F-18 canadenses, disse um porta-voz do Pentágono à AFP.

A coalizão internacional, cuja coordenação será transferida na quinta-feira dos Estados Unidos para a Otan, não tem neste momento outra missão a não ser “a proteção da população”, segundo as mesmas fontes.

mra/rap/lb