11/04/2017 - 20:58
Bancos realocados para a zona do euro como resultado da saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit, provavelmente levarão entre seis meses e um ano para conseguir uma licença, afirmou o Banco Central Europeu (BCE). A afirmação, do principal supervisor bancário da zona do euro, ressalta a pressão sobre os bancos sediados no Reino Unido para agir rápido antes da saída do país da UE, prevista para março de 2019.
Em documento publicado na terça-feira, o BCE diz que geralmente leva seis meses para decidir se concede uma licença a um banco. O período pode ser mais curto se o banco já opera na zona do euro e simplesmente quer estender sua licença, disse o supervisor. Ainda assim, a decisão pode levar até 12 meses a partir da data do pedido, disse o BCE.
Dezenas de bancos no Reino Unido devem avaliar a mudança de parte de suas operações para a zona do euro para garantir que elas possam continuar a manter clientes na UE após a saída do Reino Unido do bloco. Os prováveis beneficiários incluem Frankfurt, Paris, Dublin e Luxemburgo. A menos que se mudem, os bancos sediados no Reino Unido podem perder a autorização para fornecer serviços pela UE, dependendo do acordo final entre Bruxelas e Londres. Fonte: Dow Jones Newswires.