Os proprietários de veículos com final de placa 3 e 4 deverão realizar o licenciamento no Estado de São Paulo até o final de agosto. O valor da taxa é de R$ 144,86.

A condução do veículo sem registro e licenciamento é considerada infração gravíssima, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). A penalidade é de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de uma possível apreensão se o veículo oferecer risco à segurança.

Elon Musk diz estar focado em produzir carros autônomos até o fim do ano

Para licenciar, basta informar o número do Renavam e pagar o valor via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico ou lotéricas. As redes bancárias credenciadas são Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal. O proprietário precisa regularizar todos os débitos do veículo, como IPVA, multas e a taxa de licenciamento.

O documento digital ficará disponível para download e impressão nos portais do PoupatempoDetran.SP e Senatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT, onde o proprietário pode baixar o CRLV-e no próprio aplicativo.