Líderes europeus exigiram um relacionamento mais equilibrado com a China em uma cúpula com o presidente Xi Jinping em Pequim nesta quinta-feira, 24. Com as declarações iniciais focadas no comércio, eles pediram por progressos concretos para abordar o crescente déficit comercial da Europa com a China.

“À medida que nossa cooperação se aprofundou, também se aprofundaram os desequilíbrios”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. “Chegamos a um ponto de inflexão. Reequilibrar nossa relação bilateral é essencial. Porque, para ser sustentável, as relações precisam ser mutuamente benéficas.”

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, pediu que a China use sua influência sobre a Rússia para pôr fim à guerra na Ucrânia – um apelo antigo dos líderes europeus que provavelmente será ignorado.

O encontro entre representantes europeus e chineses ocorre em meio à incerteza financeira global, às guerras no Oriente Médio e na Ucrânia e à ameaça de tarifas dos Estados Unidos. Fonte: Associated Press.