A rede social profissional LinkedIn foi lançada em 2003 e possui mais de 850 milhões de usuários em 200 países. O uso correto da rede pode impulsionar a carreira e facilitar a descoberta de vagas de trabalho e melhores salários.

“Um perfil bem preenchido, atualizado e com ações adequadas pode receber milhares de acessos semanais e os conteúdos postados têm o engajamento orgânico muito alto”, afirma Carolina Martins, especialista em Recursos Humanos do LinkedIn.

Veja as ações indicadas por Carolina para turbinar o perfil na rede social:

-Preencha todo seu perfil: pode parecer simples, mas o fato de todos os campos do seu perfil estarem bem preenchidos e atualizados faz com que os recrutadores te encontrem com mais facilidade através dos filtros de buscas. Um perfil completo tem 27x mais chance de ser encontrado;

-Título: o título diz muito sobre o seu perfil, nele você precisa se apresentar em poucas palavras. Fuja de frases motivacionais, do nome da sua empresa atual ou “buscando recolocação” nesse campo você precisa usar as palavras-chave necessárias para ser encontrado pelo recrutador, como por exemplo seu cargo, sua profissão e/ou a área que você atua;

-Interesses: para receber as melhores vagas e ser encontrado pelo recrutador, o campo “interesse em encontrar um novo trabalho” precisa estar ativo e todos os filtros devidamente preenchidos;

-Faça boas conexões: se você trabalha na área financeira, você precisa se conectar com pessoas que também atuam nessa área. O LinkedIn te permite se conectar com 30 mil pessoas, então não se limite a adicionar apenas seus parentes e amigos. Quanto maior for a sua rede, maior será seu resultado;

-Interaja com a sua rede: não seja mais uma conexão fantasma. Quem não é visto, não é lembrado e é por isso que você precisa interagir. Curtidas, comentários construtivos e postar seus próprios conteúdos são fundamentais;

-Produção de conteúdo: escrever seus próprios textos vai te ajudar a reforçar a sua marca pessoal. Se estiver na dúvida sobre o que escrever dê preferência para conteúdos sobre a sua área de atuação, seu dia a dia de trabalho, conquistas profissionais, novidades do seu setor ou falar sobre cursos que fez, experiências que teve e livros que leu.

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Ana Laura Motta – Content Manager & Head of LinkedIn for Thought Leadership na MOTIM, aceleradora de reputação e gestora de posicionamento, também indica medidas para potencializar o LinkedIn:

-Não use a rede como currículo. É importante preencher seu perfil de forma completa sim, mas principalmente se conectar às pessoas do seu interesse, que tenham cargos semelhantes ao seu ou que almeja alcançar;

-Traga insights, conteúdos autorais do que você tem percebido no mercado, sua opinião sobre notícias de última hora, um desafio que superou no trabalho. Além disso, contribua de forma relevante nos comentários de conteúdos que são importantes para você;

-Conte histórias que inspirem ou ajudem outras pessoas. Compartilhe histórias pessoais ou de terceiros, principalmente que tragam ideias ou insights para resolver desafios profissionais difíceis;

-Inicie conversas e discussões úteis para o crescimento e desenvolvimento de carreira;

-Aproveite os temas em alta para dar a sua opinião, mas não traga só o tema ou notícia, traga também o que você pode agregar àquela conversa. Pode ser uma opinião, um contraponto, uma provocação;

-Tenha uma estratégia para saber sobre o que postar e quando. Todo mundo pode postar sobre tudo, mas defina os temas que você tem mais afinidade e pelos quais quer ser lembrado de contribuir. Isso vai te ajudar a ter foco e critério para nortear os seus conteúdos.

Thalita Gelenske – CEO da Blend Edu, HRtech e ESGtech, especializada em diversidade e inclusão e Linkedin Creator, tem outras dicas para impulsionar a rede social profissional:

-Publique conteúdos que sejam relevantes para a sua comunidade;

-Leia notícias diariamente e se mantenha atualizado sobre assuntos relacionados à sua área;

-Acompanhe criadores de conteúdo e profissionais da sua área de atuação nas redes sociais – e interaja com eles;

-Mantenha uma boa frequência de publicações. De uma a duas vezes por semana é ótimo;

-Responda os comentários dos seus posts e tenha trocas ainda mais profundas sobre os assuntos que você abordou;

-Seja criativo! Traga conteúdos originais para a rede;

-Teste dias e horários para publicar. Não existe um melhor dia e horário que sejam universais – cada comunidade é única! Entenda a sua e saiba quando é o melhor momento de postar para alcançar mais pessoas.