Diretora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cook afirmou nesta quinta-feira, 26, ter apoiado convictamente a decisão da autoridade monetária de cortar juros em meio ponto porcentual na semana passada.

Em discurso na Ohio State University, Cook explicou que o ajuste refletiu a crescente confiança de que, com a apropriada recalibração da política monetária, a solidez do mercado de trabalho pode ser mantida em um contexto de crescimento econômico moderado e inflação a caminho da meta de 2%.

“Ao pensar no caminho a seguir pela política, analisarei cuidadosamente os dados recebidos, a evolução das perspectivas e o equilíbrio dos riscos”, assegurou.

A dirigente lembrou que, nos últimos meses, os riscos ascendentes diminuíram para a inflação, mas os descendentes cresceram para o emprego, enquanto a demanda no mercado de trabalho moderou.

“O regresso ao equilíbrio no mercado de trabalho entre a oferta e a demanda, bem como o regresso contínuo à nossa meta de inflação, refletem a normalização da economia após as perturbações da pandemia”, comentou.