Com investimento de dezenas de milhões de reais, a Live! passará a operar, ainda no início do ano de 2026, um pavilhão de expedição de pedidos totalmente automatizado e sem trabalho humano – decisão que a gestão tomou após estudar minunciosamente inovações que não corriam o risco de se tornarem defasadas em meses ou poucos anos.

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O pavilhão 100% robotizado, nos moldes como a empresa irá operar, foi inspirado em operações da Shein em outras geografias. Atualmente outras empresas utilizam algum nível de automação, contudo a Live! será a primeira companhia da América Latina a ter uma estrutura nesse nível de complexidade.

Apesar da inspiração na Shein, a companhia que possui um parque fabril de 80 mil metros quadrados em Jaraguá do Sul (SC), terra da WEG, é quase que diametralmente o oposto da gigante do varejo de e-commerce.

“Eu falo que nós somos o oposto do fast fashion porque a gente, antes de tudo, faz um produto para durar, e eu acho que o fato de ser durável, ter um produto que tem uma uma vida longa de uso, já é por si só algo mais sustentável”, comenta Joice Sens, fundadora, Diretora Criativa e CMO da Live!.

No ano de 2025, a companhia caminha para acumular um faturamento acima de R$ 1 bilhão pela primeira vez em cerca de duas décadas de história, em uma estratégia que é mais focada na presença física e em lojas conceito – atualmente, menos de 30% da receita da empresa vem do e-commerce. Em 2023, o faturamento da empresa havia ficado na casa dos R$ 500 milhões.

Atualmente a empresa opera com uma rede de mais de 370 lojas, das quais a maioria são franquias. No Sudeste, serão 182 lojas, das quais 70 serão própria e 112 de franqueados. No Sul, berço da empresa, serão 81 lojas, sendo 18 próprias e 63 de franqueados.

A companhia já atua nos 27 estados do Brasil e opera também pontos de venda fora do país, em casos mais pontuais e considerados estratégicos – com lojas em Miami, Bangkok e Asuncion, além de operar um corner de vendas dentro do Dubai Mall, maior shopping da cidade localizada nos Emirados Árabes.

Parque Fabril da Live! em Jaraguá do Sul (SC) soma 80 mil metro quadrados
Parque Fabril da Live! em Jaraguá do Sul (SC) soma 80 mil metro quadrados

Parcerias com XP e tênis Veja

Dentre os desafios da marca estiveram, inclusive, ganhar reconhecimento pelo seu nome. A parceria com a XP – que deu fruto ao Live! Run XP – fez com que a empresa chegasse mais nos corredores, um dos seus públicos-alvo.

Contudo, a empresa relata que nas primeiras edições há cerca de três anos atrás, cerca de 75% dos inscritos afirmaram não conhecer e ou ter interagido com a marca.

As parcerias e ativações análogas fizeram com que a Live! passasse a ter uma conexão maior com o público Classe A que, nos últimos anos, passou a ligar muito mais para performance e saúde, em ode à forte tendência de wellness & performance que tem feito companhias dos mais diversos ramos aumentarem ou redesenharem seus portfólios.

Esses movimentos de marketing vão desde os eventos de corrida à collabs de produtos em si. A empresa também investiu forte em outro ‘queridinho’ da Faria Lima: o tênis Veja, antigo Vert.

Após um diálogo da gestão com a operação nacional da companhia que é de origem francesa, a Live! fechou uma collab para o modelo Condor 3, disponibilizando modelos do tênis de corrida com cores exclusivas para as lojas da marca. O preço é de R$ 990.

Própria linha de tênis

A empresa lança oficialmente em novembro a sua própria linha de tênis, chamada de Live! Footwear.

Serão modelos focados em performance, com tênis de corrida que terão preços similares aos da collab e um portfólio com modelos indicados para corridas de leve a média intensidade – como de 5 a 10 quilômetros – até alta intensidade.

O foco em performance fez com que a empresa priorizasse atributos como cabedal 100% em poliéster e modelos com peso em cerca de 250 gramas.

O Live! Loop, um dos modelos da linha da marca, custará R$ 799, terá quatro cores disponíveis e tamanhos do 34 ao 42. Em ode aos investimentos em P&D da empresa, o tênis traz algumas tecnologias patenteadas e desenvolvidas dentro de casa, com cabedal que promove alta ventilação e sistema de amarração que evita que o cadarço desamarre durante uma corrida.

Live! Loop Tênis Fitness roupas
Divulgação/Live!

Assim como outros modelos de tênis e outros produtos do portfólio como um todo, o tênis foi desenhado não para ser algo exclusivamente voltado para performance, mas algo que tenha uma estética agradável e clean o suficiente para ser usado também no cotidiano, com roupas casuais.

Roupa de academia também pode ser chique

A Live! – assim como outros players do mercado – aposta em um portfólio com produtos com uma estética ligeiramente casual, o que em termos de branding faz com que a empresa seja vista não necessariamente apenas como uma loja onde se compra roupa de correr.

O athleisure foi explorado nos anos 2010 por gigantes como Nike e Adidas, mas ressurgiu com um novo rosto nos últimos anos.

Como mostrou a IstoÉ Dinheiro, a ascensão de companhias como a Insider fez com que o mercado passasse a olhar com outros olhos para peças que unam estática e performance, com produtos com ticket mais alto, maior durabilidade e um leque de atributos maior – como tecido anti–odor.

Na Live!, praticamente 8 a cada 10 funcionários são mulheres, e mulheres ocupam mais de 60% dos cargos de liderança. Além dessa proporção da porta para dentro, a empresa também viu – e ainda vê – uma dominância feminina no seu público consumidor.

Atualmente, apenas cerca de 10% das vendas da companhia são de produtos para homens.

Tecido com fibras recicladas

Ainda que fabrique de 30 mil a 35 mil peças ao dia, a empresa mira práticas sustentáveis, com uma operação sustentada por fontes de energia renováveis e tecidos tecnológicos.

Em 2024, a empresa lançou um tecido 100% reciclado. Batizada de Fit Green, a malha de alta performance tem média compressão, zero transparência e elasticidade, sendo confeccionada com fibras recicladas.

Na confecção a empresa usa fibras recicladas, que variam conforme a peça – podendo ser de 84% poliamida + 16% elastano, por exemplo.

Unidade da Live! em Bangkok, na Tailândia
Unidade da Live! em Bangkok, na Tailândia (Crédito:Divulgação/Live!)

 

O repórter viajou a convite da companhia