31/01/2007 - 8:00

Tolda, presidente: ?Monitoramos o site atrás de irregularidades?.
Numa economia que cresceu menos de 3% como a brasileira em 2006, poucos setores podem se gabar de ter aumentado as vendas em quase 70% como o comércio eletrônico. A base de comparação era baixa, mas os R$ 4,6 bilhões atingidos em 2006 ? quase 5% do volume movimentado pelo comércio como um todo ? estão longe de ser desprezíveis. Dentro desse oásis, um número menor ainda de empresas pode comemorar o incremento de 81% nos negócios, como aconteceu com o Mercado Livre. A empresa movimentou US$ 1,1 bilhão no ano passado na América Latina, sendo que o Brasil respondeu por metade do total. Na comparação com a região o crescimento foi ainda maior, já que o comércio eletrônico latino-americano cresceu 40% em 2006. ?Temos uma gama de consumidores e produtos muito variados?, diz Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre no Brasil.
O trunfo para crescer mais do que a concorrência, que também se beneficiou com a inclusão digital, foi abrir o leque de negócios. Com sede na Argentina e sócia do grupo americano eBay, o Mercado Livre inaugurou operações na Costa Rica, Panamá e República Dominicana. A companhia criou também programas específicos para atender empresas que vendem pelo site. Nascido para abrigar leilões online, o Mercado Livre é hoje um portal de lojas das mais variadas áreas, que vendem 13 milhões de produtos ? a maioria novos ? para 18 milhões de consumidores cadastrados. Tamanha oferta fez com que se tornasse o sétimo site mais acessado do País e o primeiro em comércio eletrônico.
Mas há um porém em tamanho sucesso: a empresa tem recebido críticas da concorrência pelo fato de possibilitar o escoamento de produtos contrabandeados e até mesmo roubados. ?Num site de leilões, pode-se comprar algo usado por um preço bom, mas também mercadoria contrabandeada?, diz Gastão Mattos, consultor da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico. ?É preciso ter cuidado.? O Mercado Livre sabe do problema e abre informações solicitadas pela Receita e Polícia Federal. ?Também monitoramos o site, para verificar se os usuários estão agindo corretamente?, diz Tolda.
US$ 1,1 bilhão foi o valor movimentado na plataforma latino-americana da empresa