Os livros de colorir estão vivendo uma nova onda de popularidade no Brasil. Desta vez, a linha Bobbie Goods tem se destacado entre os adeptos da pintura de desenhos como passatempo, um desafio ou até mesmo como um tipo de terapia.

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A confirmação do sucesso dos livros está no mais recente levantamento da ferramenta Gloda, plataforma especializada em análise de dados dentro do TikTok. O produto mais vendido no TikTok Shop na última semana foi o livro de colorir Bobbie Goods, com 16,7 mil unidades comercializadas e um valor bruto de venda (GMV) de R$ 259,2 mil. Segundo a Gloda, a loja que lidera as vendas do livro na rede social da ByteDance é a ‘To Em Casa’.

A moda de livros para colorir teve uma primeira onda há cerca de 10 anos, com uma linha temática que tinha a edição “Jardim Secreto” entre as mais populares. Os livros do passado eram desenhos extremamente detalhistas, e mais voltados ao público adulto.

Já os Bobbie Goods têm os adolescentes como principal adeptos da moda, apesar de muitos adultos e algumas crianças também se aventurarem. Os desenhos são menos elaborados, e entre os mais populares estão aqueles com imagens de animais (em situações cotidianas) e natureza. Outro diferencial é que os Bobbies Goods trazem uma sequência de desenhos contando uma pequena história.

Mas a principal diferença dos Bobbie Goods é que a moda é priorizar o uso de canetinhas para pintar. E assim os fãs das pinturas se deparam com um amplo universo de tipos de canetinhas, de diferentes, pontas, texturas e cores.

A popularidade dos Bobbie Goods também ganhou impulso com a redes sociais, onde os fãs compartilham o resultado de suas pinturas e onde se multiplicam os posts e vídeos sobre canetinhas. As redes também estão cheias dos mais diferentes tipos de “trends” relacionados à mania de coloris os livros, seja com dicas, técnicas diferenciadas, rankings.

Cada livro custa em média de R$ 20 a R$ 30 e na internet podem ser encontrados em kits promocionais, alguns com o material para colorir, ou edições especiais. E como todo sucesso, tem também as edições “piratas”, não oficiais da marca Boobie Goods.

O bom negócio de colorir

A editora HarpperCollins, uma das que publicam a série Boobie Goods no Brasil, afirma que vendeu mais de 1 milhão de unidades em 2025 até o mês de maio. A editora, que colocou no mercado quatro edições temáticas “Dias quentes”, “Do dia para a noite”, “Isso e aquilo” e “Dias frios”, prepara novos lançamentos nesse nicho.

“Estamos produzindo livros nessa linha com alguns dos nossos principais autores e ilustradores infantis. É o caso de Guilherme Karsten na Bienal do Livro, e de Fernanda Witwytzky, que lançará um livro de colorir com os personagens dos seus livros infantis no segundo semestre de 2025”, antecipa Samuel Coto, diretor editorial da HarperCollins Brasil.

A Tilibra também aproveitou a moda e lançou neste mês a coleção para colorir Cute & Relax, com duas temáticas. A “Life”, focada em ilustrações do cotidiano, e a “Seasons”, inspirada nas quatro estações do ano. “A popularidade dos livros de colorir é inegável. A coleção Cute & Relax atende a esse desejo de consumo com um visual atrativo e temas perfeitos para quem busca relaxar a mente e se reconectar com a criatividade”, diz Sonia Hayashi, gerente de Produtos da Tilibra.

A marca diz ainda que está monitorando o impacto da coleção nas vendas de materiais artísticos e que não descarta novos investimentos. A Tilibra destaca o sucesso não só dos livros, como dos lápis-de-cor e das canetas brush (um dos muitos tipos de canetas para colorir). “Estamos acompanhando o desempenho dos livros de colorir e estudando a abertura de mercado para possibilidades de lançamento ou ampliação da oferta de produtos correlacionados”, afirma Douglas Takahashi, gerente de Novos Negócios da Tilibra.

Na Livraria da Vila, com 22 lojas em 10 cidades do Brasil, os livros Boobie Goods representam 5% do faturamento da rede neste ano. “Mais do que os números, o que realmente nos chama atenção é o movimento que esses livros geram, eles trazem um novo público para dentro da livraria, muitas vezes despertando o interesse por outros gêneros literários. Sendo um efeito positivo, que vai muito além da tendência em si, pois não tirou a venda dos outros títulos”, relata Helena do Val, diretora comercial da Livraria da Vila. A rede conta que começou até mesmo a trabalhar com novos fornecedores para atender a demanda de produtos específicos, como canetinhas brancas.

Canetinhas: explosão de cores e de vendas

A Faber-Castell, uma das principais marcas de lápis, canetas e canetinhas para colorir, conta que registraram um aumento de 295% que no volume de compras de itens para colorir entre os meses de abril e maio deste ano

impacto significativo em nossas vendas de lápis de cor e canetinhas: em um balanço recente, observamos um aumento expressivo de 295%. “Esse crescimento demonstra o forte engajamento do público com essa forma de expressão artística e relaxamento. Estamos confiantes de que essa tendência continuará a impulsionar o mercado de materiais para colorir”, diz Flávia Giordano, diretora de Marketing da Faber-Castell para América Latina.