Uma loja que vendia computadores em Belo Horizonte se transformou em 19 anos na quarta maior empresa de tecnologia de Minas Gerais. Com faturamento previsto de R$ 47 milhões em 2003, a Microcity cresceu seguindo os passos de outra companhia mineira, a Localiza, que no início dos anos 90 tornou-se a maior locadora de carros da América Latina. Hoje, o principal negócio da Microcity é o aluguel de computadores para grandes empresas. A companhia atualmente tem
40 mil máquinas próprias em diversas
empresas como Citibank, Companhia
Vale do Rio Doce e Siemens. ?Fomos atrás
de uma oportunidade e descobrimos que
ela era maior do que pensávamos?, diz
um dos sócios Luís Carlos Nacif.

Quando mudou o rumo da sua companhia, Nacif conta que as empresas ficavam reticentes com a proposta do aluguel. ?Culturalmente, as companhias queriam adquirir o bem, nunca cogitavam alugar?, diz Nacif, 40 anos. ?Hoje fazem o possível para
não comprar nada, principalmente as grandes.? A receita da primeira transação gerou recurso para a segunda que, por sua vez, capita-
lizou a empresa para as demais. Atualmente a Microcity atende empresas com mais de 150 usuários em todos os Estados do País.
Nos menores, ela abre uma exceção e presta serviços para empresas de pequeno porte. Quando um PC apresenta defeito, a Microcity garante a troca em apenas quatro horas em qualquer lugar. Os primeiros contratos admitiam o aluguel por quatro anos. Mais tarde, como a vida útil de um PC é de apenas três anos, os irmãos passaram a incluir nos termos do acordo a troca da máquina no segundo ano. Com as devoluções, máquinas usadas começaram a se acumular na sede da empresa. Mais um bate-papo descontraído no bar e os dois irmãos decidiram montar uma revenda de semi-novos. O negócio deu tão certo que a empresa tem uma lista de espera com pequenas empresas interessadas nos aparelhos usados.

Com seu crescimento, a Microcity passou a concorrer com nomes fortes como HP e IBM, que praticam o leasing. Ao contrário do aluguel puro e simples, no leasing o cliente tem a opção de ficar com o bem quando o prazo expira. Em vez de ficar quietinha, a Microcity começou a oferecer também o leasing de equipamentos de informática, um mercado que movimenta R$ 1,8 bilhão no Brasil e que cresceu 48% de janeiro a bril deste ano. A mera permanência da Microcity nesse setor é um sinal de que a empresa tem conseguido ser bem-sucedida. Sem alarde, os mineiros seguem crescendo nos espaços que as multinacionais deixam abertos pelo País.