18/12/2024 - 18:31
A joalheria Tiffany & Co. inaugurou sua primeira loja conceito na América Latina nesta sexta-feira, 18, no shopping Iguatemi da cidade de São Paulo. Com 408 metros quadrados e dois andares, o espaço busca oferecer uma “atmosfera única” inspirada na loja da empresa na Quinta Avenida novaiorquina, a “Nova York: The Landmark”.
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As lojas conceito, também chamadas pelo nome em inglês “flagship stores”, tornaram-se uma tendência sobretudo no varejo de luxo das últimas décadas. São espaços onde o consumidor, para além de comprar produtos, tem contato com uma experiência de atendimento mais personalizada em uma decoração especial.
Para sua primeira loja neste formato no Brasil, a Tiffany escolheu o shopping onde também inaugurou sua unidade pioneira no país, em 2001. A arquitetura anterior tinha vitrines voltadas para a rua, semelhantes às exibidas no filme Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s).
Uma realocação foi realizada para posicionar o novo estabelecimento com destaque no Iguatemi, em dois andares de frente para o átrio central. Apesar de perder a vitrine na calçada externa, a loja assumiu assim uma posição mais imponente no interior.
A reforma buscou aproximar a Tiffany da nova loja de Nova Iorque, que também foi reinaugurada em 2023. O evento teve participação de celebridades como Katy Perry, Hailey Bieber, Gal Gadot e a brasileira Bruna Marquezine.
Dois anos antes, em 2021, a rede de joalherias foi adquirida pela holding francesa especializada em artigos de luxo LVMH. Sob a liderança do empresário Bernard Arnault, um dos homens mais ricos do mundo, o grupo comprou uma série de marcas nos últimos anos como Dior, Givenchy, Sephora, Fenty Beauty e Bulgari.
Hoje, a empresa conta com seis unidades brasileiras. Além da nova loja conceito, há operações nos shoppings JK Iguatemi e Cidade Jardim , ambos também na capital paulista; no VillageMall, da Barra da Tijuca (RJ); no Shopping Pátio Batel, em Curitiba (PR) e no Shopping Iguatemi Brasília, no Distrito Federal.
Como é a loja conceito da Tiffany
O projeto foi feito pela Metro Arquitetos. Pelo lado de fora, as paredes de tubos de vidro brilham com as luzes douradas do interior. Poucas vitrines viradas para os corredores do shopping abrem espaço nas paredes luminosas: retângulos de vidro transparente em que apenas uma peça é exibida por vez, fortalecendo uma imagem de exclusividade da marca. Não há etiquetas de preço.
No interior, há mais galerias expositivas, como uma sala dedicada a Elsa Peretti, uma das mais famosas designers de joias da empresa, e uma área dedicada exclusivamente aos relógios. No segundo andar, uma sessão batizada como “All about love” guarda os famosos anéis de noivado. Há ainda uma sala para atendimento exclusivo, com papel de parede do artista brasileiro Vik Muniz.
Móveis projetados pelo designer brasileiro Humberto Campana — como sofás, cadeiras e poltronas — formam ambientes onde os clientes podem demorar na loja enquanto provam brincos, anéis e colares de brilhantes. Uma mesa de cerâmica projetada pela ceramista brasileira Francis Petrucci foi feita sob medida para também compor o cenário.
A escada que liga os andares é decorada com cristais translúcidos, inspirada na The Landmark novaiorquina. Outras obras de arte decoram o espaço: um trabalho em vidro de Ryan Blythe, apresentado em um mosaico de
espelhos; duas peças do alemão Gregor Hildebrandt, criadas com discos de vinil moldados; a pintura “Orchids”, de Joel Mesler; e uma obra em madeira na cor azul Tiffany® intitulada Isabel, do artista brasileiro João Carlos Galvão.