Autoridades russas confirmaram que são falsas as 5.775 doses da vacina contra o Covid-19 Sputnik V. Nesta quinta-feira (18), a Administração das Alfândegas, em coordenação com o exército mexicano, apreendeu o lote falso no Aeroporto Internacional de Campeche, no México.

+ Vacina de Oxford imuniza contra a variante brasileira de covid-19

Por meio de nota, as autoridades detalharam que a intenção era transferir o suposto antígeno russo em uma aeronave particular para Honduras e que sua procedência está sendo investigada. As etiquetas dos potes estavam escritas incorretamente em russo.

As doses estavam dentro de dois refrigeradores com 1.155 potes com o equivalente a 5.775 doses da vacina russa, escondida entre refrigerantes e doces. A aeronave que seria utilizada para o transporte do produto foi apreendida e os passageiros colocados à disposição da Procuradoria Geral da República do México.

Quem confirmou a falsificação foi o Fundo Russo de Investimento Direto, que descreveu que a análise das fotografias do lote apreendido, incluindo o desenho das embalagens e rótulos, sugeriram que se tratava de uma substância falsa que nada tem a ver com a vacina original.

A primeira remessa da vacina Sputnik V, com entrega de 200 mil doses, chegou ao México em 23 de fevereiro. Ele foi aprovado para uso emergencial pelos reguladores mexicanos no início do mês passado.