Engana-se quem pensa que o conceito de Cidades Inteligentes seja aplicável apenas às grandes metrópoles. O avanço do processo de urbanização tem colocado municípios do interior na vanguarda de projetos que reúnem inovação e tecnologia a serviço da sustentabilidade – com o mínimo de impacto ambiental e, ao mesmo tempo, todo conforto e praticidade que o mundo contemporâneo oferece.

Ocupações inteligentes

É daí que nasce o conceito do Smart Urba, uma nova proposta de urbanização de loteamentos, inspirada nos pilares de Smart City, que vem sendo executada pela Urba, empresa subsidiária do Grupo MRV&CO, especialista em loteamentos de alta qualidade. Presente em mais de 30 cidades de seis Estados do país, a empresa atua no mercado desde 2012 e já lançou mais de 13.300 unidades, sendo 6.500 já entregues. Ela desenvolve grandes áreas que ficam em localizações estratégicas, realiza a divisão por lotes e faz a venda dos terrenos, já regularizados e dotados de infraestrutura.

O objetivo é oferecer conforto, bem-estar e valorização do meio ambiente para uma vida saudável; além de segurança, facilidade e tecnologia para um dia a dia mais prático e tranquilo. “Percebemos a demanda de bairros cada vez mais completos, para que os moradores tenham tudo em um só lugar. Por isso, além dos lotes residenciais, também temos lotes comerciais e industriais, permitindo a ampliação das atividades presentes”, relata Erika Matsumoto, CEO da Urba.

Os empreendimentos dessa linha consideram, em seu desenvolvimento, características como uso de soluções digitais em prol do bem-estar social, áreas recreativas amplas e inclusivas, e o estímulo à criação de ruas completas, com novas formas de mobilidade urbana, integrando serviços e acessibilidade.

Todos os Smart Urba contam com um gestor social, contratado pela Urba, que é dedicado ao relacionamento com a comunidade e ao encaminhamento das demandas dos moradores. Esse profissional também fica responsável por programas de desenvolvimento social, em colaboração com as comunidades locais, por meio do fomento à formação de associações de bairro.

A comunicação se dá por meio de um aplicativo que conecta todos os moradores, integrando bairro e comunidade. Inclui clube de vantagens, ofertas de prestadores de serviços, parcerias comerciais e informações relevantes, como serviço de rede de internet gratuita nas praças públicas do loteamento, acesso a informações sobre o sistema de segurança do bairro e, até mesmo, botão de pânico.

Uma das principais referências desse modelo está presente em Campinas/SP, no Smart Urba Dunlop 1. Trata-se de um bairro inteligente, com 1.218 lotes – comerciais e residenciais. São mais de 52 mil m² de área verde, com oito praças dotadas de wi-fi gratuito, sistema de monitoramento com câmeras e sede para associação de moradores, doada pela Urba. Esse loteamento, inclusive, foi vencedor na categoria “Melhor Projeto de Urbanismo”, do GRI Awards 2022, premiação anual que reconhece os empreendimentos que mais se destacam no mercado imobiliário brasileiro.

Além dos Smart Urba Dunlop 1 e 2, um terceiro empreendimento da linha Smart foi lançado em Campinas, e a previsão é expandir esse conceito pelo país, sendo o próximo em Minas Gerais.

Sustentabilidade em foco

Os loteamentos Smart Urba também contemplam pilares ambientais que buscam mitigar ao máximo os impactos da ocupação humana e oferecer contrapartidas de preservação à natureza. O uso de insumos sustentáveis, que valorizam as matérias-primas regionais, é um exemplo. Pelo menos 30% vêm da própria região onde são realizados os empreendimentos.

A gestão sustentável de resíduos, por sua vez, já começa durante as obras, a partir da execução do plano de gerenciamento de resíduos, além da instalação de lixeiras de coleta seletiva e compostagem de resíduos orgânicos. A execução dos serviços também se dá a partir da utilização de água de reúso e painéis fotovoltaicos, em busca de maior eficiência hídrica e energética no canteiro de obras.

A preservação do solo é outra medida que contempla os pilares ambientais da Urba: 100% da camada mais superficial de terra é protegida com matéria orgânica para aproveitamento no plantio de novas áreas de preservação. Esse trabalho é complementado pela promoção de áreas verdes sustentáveis, com utilização de espécies nativas do bioma local – além do plantio de árvores nas calçadas, a fim de garantir conforto térmico nas áreas externas.

Já a iluminação pública tem como driver/direcionador a utilização de lâmpadas de LED, sempre que possível e admitida pela municipalidade. Também existe a busca por parcerias que viabilizem o uso de usinas fotovoltaicas como fontes de energia para todas as áreas públicas dos empreendimentos Urba.

“Os bairros planejados contribuem para uma transformação positiva da sociedade, com uma urbanização sustentável e acessível. Por isso, a empresa segue aprimorando seu modelo de gestão, com o objetivo de fortalecer a integração dos aspectos sociais, ambientais e de governança (ESG)”, enfatiza a CEO Erika Matsumoto.

Negócio em expansão

Com potencial expressivo de crescimento, a Urba tem ampliado cada vez mais o seu raio de atuação. Presente nas Regiões Sudeste e Nordeste, em 2022, passou a operar, também, no Centro-Oeste e já soma mais de 5 milhões de metros quadrados desenvolvidos.