MADRI (Reuters) – Com aplausos, abraços e espumante, alguns sortudos em toda a Espanha comemoraram nesta quinta-feira a conquista de uma parte do prêmio em dinheiro de uma centenária loteria de Natal que marca o início da temporada festiva do país.

O prêmio principal, conhecido como “El Gordo”, consagrou muitas pessoas em várias regiões, já que o mesmo número foi vendido várias vezes. Neste ano, o prêmio total chegou a 2,52 bilhões de euros, um pouco mais do que os 2,41 bilhões do ano passado.

Em um sorteio televisionado nacionalmente no Teatro Real de Madri, jovens alunos da escola San Ildefonso sortearam os números vencedores e depois os cantaram para um público vestido com chapéus de Papai Noel e outras roupas festivas.

Com a Espanha enfrentando uma crise de custo de vida e salários estagnados, como outros países europeus, o sorteio da loteria de Natal ganhou um significado adicional.

A comoção tomou conta do teatro quando Perla, uma peruana desempregada e mãe de dois filhos sentada no local, percebeu que tinha um número premiado do El Gordo em suas mãos.

Ela disse aos repórteres que gastaria o dinheiro – 400 mil euros antes de impostos – em uma casa nova, na educação dos filhos e em uma doação para a Igreja Católica.

A tradição da loteria remonta a 1812, quando a Espanha estava sob ocupação francesa durante as guerras napoleônicas e o sorteio tinha como objetivo arrecadar fundos para a batalha.

(Por de David Latona)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447500))

REUTERS AR

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIBL0J9-BASEIMAGE