A Lotus Cars, fabricante britânica de carros esportivos, apresentou nesta sexta-feira (14) a série limitada Fittipaldi do seu hipercarro elétrico Evija, em comemoração aos 50 anos do título mundial de Fórmula 1 conquistado pelo brasileiro Emerson Fittipaldi.

Considerado o carro de produção mais potente do mundo, o Evija vem na combinação de cores preto e dourado, a mesma utilizada na Lotus 72D pilotada por Fittipaldi na conquista do seu primeiro título mundial de Fórmula 1 em 1972.

+ Jeep elétrico tem estreia marcada para o Salão de Paris

Entre os detalhes do Lotus Evija Fittippaldi está o nome do piloto brasileiro na carroceria e várias lembranças daquele ano, como o número 8 estilizado na coluna “B” do carro, e as conquistas da equipes Lotus representada em 7 selos no aerofólio traseiro, sendo as cinco vitórias em corridas e as conquistas dos títulos de pilotos e de equipes. No interior, estão bordados a assinatura de Fittipaldi e a silhueta do Lotus 72D.

A apresentação do modelo ocorreu no circuito de Hethel, pista de testes da Lotus, e contou com a presença de clientes, suas famílias e outros convidados VIP, além do próprio Fittipaldi e o piloto inglês Jenson Button, campeão mundial de Fórmula 1 em 2009.

“É fantástico estar de volta ao Hethel para uma ocasião tão especial. Gostei muito de fazer parte deste projeto e tem sido uma experiência maravilhosa revelar o carro a alguns dos novos proprietários. Ter a oportunidade de pilotar o Evija Fittipaldi e meu carro vencedor do campeonato Type 72 de Fórmula 1 na pista de testes de Hethel foi uma experiência incrível”, disse o Emerson em nota divulgada à imprensa pela Lotus.

O Lotus Evija Fittipaldi tem a mesma configuração da versão “padrão” do modelo. É equipado com quatro motores elétricos, um para cada roda, que combinados oferecem a potência superior a 2 mil cavalos. Assim, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos, faz de 0 a 300 km/h na casa de nove segundos e tem sua velocidade máxima limitada em 350 km/h. Sua autonomia é de 402 quilômetros com uma carga completa na bateria.

O modelo terá sua produção restrita a 8 unidades e, segundo a fabricante, todas já estão vendidas. As entregas para seus proprietários está prevista para ocorrer no início de 2023. Confira o vídeo de apresentação do Lotus Evija Fittipaldi: