06/08/2013 - 6:00
Marcas mais acessíveis, campanhas publicitárias marcantes e expansão na rede de lojas pelo mundo. Estes foram os três fatores primordiais para destacar as empresas do segmento luxo em 2012. Quem diz é a pesquisa The 2013 BrandZ Top100, da consultoria americana Millward Brown. O relatório revela quais as marcas mais lembradas pelos consumidores do setor, com a liderança no ranking deste ano nas mãos da Louis Vuitton.
Louis Vuitton é a marca de luxo mais lembrada pelos consumidores
A maison francesa é a número 1 na associação com o requinte dos produtos e experiência do luxo exclusivo. Suas campanhas com celebridades globais ajudaram a marcar ainda mais presença na mente dos compradores. Atrás dela, ficaram entre as dez primeiras a Hermès, Gucci, Prada, Rolex, Chanel, Cartier, Fendi e Coach.
O estudo aponta ainda que o uso de novas tecnologias de comunicação e das redes sociais foram fatores preponderantes para que as marcas sejam reconhecidas. A pesquisa levantou o dado de que o setor de luxo disparou 1,2 bilhão de mensagens no ano passado para seus clientes preferenciais.
Hermès figura entre as dez primeiras do ranking
Expandir para novos mercados também tem colaborado para aumentar a base de clientes das marcas e, por conseguinte, torná-la ainda mais lembrada. Neste sentido, maisons que investem na Ásia tiveram melhor resultado, sobretudo àquelas que fincaram suas bandeiras na China.