O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, tem uma série de salas vips e acaba de ganhar mais uma no terminal 3, de onde partem os voos internacionais. Mas, ao contrário das demais, essa não tem filas. E nunca terá, garantiu a Visa, responsável pelo novo espaço, o Visa Infinite Privilege Lounge.

+ Super-ricos investem mais no exterior e gostam de renda fixa no Brasil, diz CEO da BlackRock

Isso porque, o lounge de 165 m² é para poucos. Bem poucos. Mais especificamente, será de uso exclusivo dos clientes do recém-lançado cartão premium Visa Infinite Privilege, que tem como público-alvo 200 mil brasileiros, ou 0,1% da população do país classificada como de altíssima renda.

“Falamos em potencial de 200 mil, mas a proposta do cartão não é ter volume [de clientes]. É um produto super nichado e o acesso ao cartão é por convite”, diz Fernando Amaral, diretor de Produtos da Visa.

Os convites para adesão ao cartão serão feitos, em geral, pelo banco emissor, que deve focar em clientes com carteira de investimentos em torno de US$ 6 milhões (cerca de R$ 34 milhões) e/ou renda média mensal de US$ 60 mil (cerca R$ 350 mil) com um histórico de uso de cartão crédito no patamar de R$ 60 mil.

Um levantamento feito pela consultoria da Visa apontou que 90% das transações desse público são feitas com cartões de crédito, e que viagens são o principal marcador de estilo de vida do grupo de altíssima renda, liderando o ranking tanto em número de transações quanto em volume financeiro, no Brasil e no exterior.

Por enquanto, apenas a XP anunciou que está emitindo o cartão, mas a Visa diz que, em breve, outras instituições entre bancos e fintechs também terão o produto.

“Não existe não”

O novo lounge ultra-exclusivo da Visa faz parte de uma série de serviços e experiências que serão oferecidos aos clientes do Infinite Privilege. Tudo começa no planejamento da viagem, quando o cliente já conta com um “lifestyle manager”, ou “gerente de estilo de vida”, em tradução literal.

A função, na prática, mistura serviços de um assistente pessoal, uma secretária e um consultor. Ou como define Amaral, a união de “cultura, processos, mindset e tecnologia”. O lifestyle manager terá uma carteira de clientes e ficará encarregado de levar ao seleto grupo as opções à disposição tanto da viagem em si – voos e hospedagem – como de atividades no destino. E, apesar de ser focado em super-ricos, o serviço prevê até mesmo descontos e melhores preços na programação.

A ideia é que a participação da Visa como patrocinadora de grandes eventos esportivos e shows sejam um diferencial na experiência desses clientes. Além, claro, de opções em gastronomia, cultura, esportes, lazer e compras. “Não existe não para esses clientes”, diz Amaral, explicando que não há uma lista fechada do que é oferecido, pois o que o cliente pode fazer pedidos específicos e que serão atendidos. “Só vivendo a experiência para saber e entender tudo que é oferecido. O extraordinário estará nos detalhes”.

O executivo citou muito “acolhimento”, “cuidado” e “exclusividade” ao apresentar o novo produtos. Para isso, conta com os parceiros Quintessentially e Plaza Premium Group, especializados em hospitalidade.

Os clientes também têm direito a um trecho de deslocamento de ou para o aeroporto por helicóptero em parceria com a Revo. Ao chegar em Guarulhos, eles contam com assistência personalizada para check-in e depois fila exclusiva na área de segurança (raio-x) do embarque. A entrada na sala já estará reservada pelo lifestyle manager.

O lounge conta com uma cozinha profissional para servir o menu elaborado pela chef Bel Coelho, que é acompanhando de uma carta de vinhos e de drinks criados pelo mixologista Gabriel Santana. Produtos da linha Natura Bothânica completam a experiência no lounge com design de grife – Nuque Arquitetura – com banheiro, mesas, poltronas, um bar e muitos livros de arte, fotos, viagem e literatura na estante que ocupa uma parede inteira.

“A experiência da viagem começa aqui”, lembra o executivo.