27/04/2023 - 20:52
A LTK, consultora de criadores de conteúdo, inaugura sua sede no Brasil nesta quinta-feira (27). Mas eles já estavam monitorando o país há um bom tempo. “Nós chegamos no Brasil em 2017 e sabíamos que ainda era cedo, mas notamos que todos os ingredientes para uma expansão da experiência comercial estariam prontos na próxima década, então nos preparamos para deixa tudo pronto para auxiliar nossos clientes quando isso ocorresse”, afirma Amber Baxter Box, criadora da companhia.
E o momento chegou, já que, segundo Box, os criadores e o mercado já atingiram um nível de maturidade que torna a atuação da LTK ideal para auxiliar e maximizar seus lucros de influencers e criadores de conteúdo.
“A penetração do e-commerce no Brasil dobrou nos últimos 3 anos, é algo mais rápido que qualquer outro país, então estamos muito animados por estar aqui e pelas perspectivas que o país oferece”, afirma Box.
Algumas das dificuldades que ela vê no Brasil estão relacionadas à falta de confiança dos anunciantes em investir nesse segmento. “As marcas não sabem com quem trabalhar e como fazer parcerias, então elas ficam limitadas a seus times de marketing e PR. Mas o papel da LTK é mostrar que os criadores mais importantes e podem gerar mais valor são aqueles que não são facilmente notados por esses setores das empresas”, afirma Box.
Ela cita modelos que acabam caindo em limitações e preconceitos e a enrigecer a persona vista pelas empresas como seus clientes, o que a LTK tende a questionar com frequência por meio de dados e estatísticas.
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“Nós lançamos o site em 2011 e nossa missão continua a mesma: tornar criadores o mais bem sucedidos possível e fazemos isso com tecnologia que os ajuda a atender as expectativas dos consumidores, gerir suas comunidades e ser um grande parceiro de negócios para os anunciantes”, resume Box.
Para ela, o mais importante para criadores é aprender a gerir e expandir as suas comunidades de seguidores. “Nós acreditamos que nos próximos 2 anos, a coisa mais importante sobre um influencer, no Brasil, não vai ser a quantidade de seguidores, mas o volume de vendas que proporcionam”, afirma Amber. “Então estamos preparando eles para um momento que está chegando e que já vimos em outros países, e isso é bastante empoderador para eles, já que eles passam a ter controle sobre seu futuro.”
O modelo da LTK oferece um shop que serve como um back office para promover o encontro de anunciantes e criadores/influencers, cuidar de atendimento ao consumidor, metrificar o marketing e facilitar a realização de castings e campanhas assertivas com retornos sobre o investimento vantajosos.
Sobre o maior foco no Brasil, Amber cita números interessantes. “O Brasil tem 500 mil criadores com mais de 10 mil seguidores. É um bom número, mas a grande maioria ainda não recebe nenhuma compensação pelo seu trabalho. Acreditamos que existe um modelo adequado para que eles tenham um bom retorno e possam viver desse tipo de trabalho”, afirma.
“Já conseguimos fazer isso em outros países, inclusive temos 200 que se tornaram milionários usando a plataforma. Procuramos países que têm criadores com produção relevante e uma grande comunidade que os adora. No Brasil, 78% da população já comprou algo de um criador, o que é algo maior do que vemos na maior parte do mundo. A comunidade é muito entusiasmada e envolvida com os criadores.”
A empresa costuma apostar nos cavalos que mostram os melhores dentes, com um modelo “invitation only”. Ou seja, não é qualquer um que pode se tornar cliente da LTK. A empresa diz que a seleção para a lista de convidados é baseada em critérios como sucesso (seja por meio de clicks ou e vendas) anterior com alguma marca ou produto.
NOS 5 CONTINENTES
Atualmente, a LTK está presente em 11 países e tem marcas parceiras em outros 165. As vendas realizadas por criadores e influencers pela plataforma totaliza US$4 bilhões por ano, segundo a companhia.
A companhia trabalha com 200 mil criadores e 1 milhão de marcas, o que a deixa entre as líderes da indústria de marketing de influência (ou Creator Marketing).