Você é uma daquelas pessoas que gosta de olhar o céu estrelado? Se sua resposta for sim, temos boas notícias, porque dois novos fenômenos astronômicos estão chegando: a Lua de Neve e uma chuva de meteoros.

Para os amantes das estrelas, no próximo sábado, dia 27 de fevereiro será possível apreciar a Lua da Neve e poderá ser vista durante toda a noite. Esta é a segunda vez que poderá ser vista em seu máximo esplendor em 2021.

+ Via Láctea pode estar cheia de planetas com oceanos e continentes

O fenômeno recebe esse nome porque, de acordo com o site ‘timmeanddate.com‘, tribos nativas americanas e pessoas de toda a Europa costumavam nomear as luas com base nos atributos que associavam às estações do ano no Hemisfério Norte.

O outro evento astronômico é a chuva de meteoros Lyrid. É preciso estar atento porque isso acontecerá entre os dias 16 e 25 de abril. um fenômeno causado pela poeira do Cometa Thatcher (C/1861 G1) entrando em nossa atmosfera. Como a chuva acontece na direção da constelação de Lyra, recebeu o nome em sua homenagem.

O fenômeno é mais bem visto do Hemisfério Norte. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste terão uma visão privilegiada em relação ao resto do País – nelas, serão observáveis até 16 meteoros por hora, contra apenas 7 na região Sul. Todo o Brasil, porém, poderá acompanhar o espetáculo astronômico: basta ficar em um quintal, uma varanda ou em um lugar que dê uma boa visão do céu aberto.