12/08/2022 - 9:30
São Paulo, 12 – A Marfrig Global Foods encerrou o segundo trimestre de 2022 com lucro líquido de R$ 4,255 bilhões, alta de 144,9% ante o registro de R$ 1,738 bilhão de igual período do ano passado, informou a companhia na quinta-feira, 11, após o fechamento do mercado. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado avançou 1,6%, para R$ 3,983 bilhões, ante R$ 3,921 bilhões no segundo trimestre do ano anterior.
Além disso, a margem do Ebitda ficou em 11,5%, contra 19,1%. Já a receita líquida aumentou 67,6% no período de abril a junho, de R$ 20,574 bilhões em 2022 para R$ 34,486 bilhões em 2021.
Locaweb tem salto no lucro do 2º tri
Qualicorp lucra 45% menos no 2º tri
Lucro da JBS cai 9,8% e atinge de R$ 3,952 bilhões no 2º trimestre
JHSF tem queda de 31% no lucro do 2º tri com recuo em incorporação
De acordo com a empresa, a dívida líquida subiu 162,2%, de R$ 14,378 bilhões para R$ 37,699 bilhões no período. Em comunicado, a empresa informou que, a partir de 1º de abril, passou a consolidar os balanços da BRF também nos seus resultados.
Sem a contabilização da BRF, a dívida líquida da Marfrig subiu de R$ 21 bilhões para R$ 24 bilhões, segundo o vice-presidente de finanças e de relações com investidores da Marfrig, Tang David, em entrevista ao Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. “(Do valor) houve R$ 1,4 bilhão de variação cambial. Pagamento de R$ 855 milhões em dividendos no segundo trimestre, sendo R$ 472 milhões para os minoritários da National Beef e R$ 383 milhões para os acionistas da Marfrig. São esses dois componentes (responsáveis) do aumento (da dívida líquida)”, justificou.
A alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado, passou de 1,45 vez no primeiro trimestre de 2021 para 2 vezes em reais e 2,01 vez em dólares no segundo trimestre deste ano.
“O bom momento das exportações da América do Sul, especialmente para a China, está beneficiando o desempenho da companhia. Temos 14 plantas habilitadas para exportar ao mercado chinês na região. No período, houve crescimento do preço em dólar nas exportações em cerca de 42%. Os embarques responderam por 67% das vendas consolidadas neste trimestre”, disse o CEO da empresa, Miguel Gularte, em entrevista.
O fluxo de caixa operacional da companhia foi negativo em R$ 1,9 bilhão. O fluxo de caixa livre ficou negativo em R$ 342,8 milhões. Houve, ainda, o pagamento de R$ 500 milhões de dividendos intermediários aos acionistas, o equivalente a aproximadamente R$ 0,76/ação.
A operação América do Norte, capitaneada pela National Beef, foi novamente representativa nos resultados da empresa. A unidade registrou receita líquida de R$ 14,471 bilhões (US$ 2,8 bilhões) no segundo trimestre, recuo de 6,9% em relação a igual período do ano passado, quando a receita foi de R$ 15,550 bilhões. O Ebitda ajustado ficou em RS 1,906 bilhão, queda de 49,6%. A National Beef passou a representar 87% da receita líquida total da Marfrig e diminuiu de 96% para 47% a sua participação no Ebitda consolidado.
Já a receita líquida da Operação América do Sul, que engloba Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, cresceu 41,6% de abril a junho deste ano ante igual período de 2021, de R$ 5,024 bilhões para R$ 7,113 bilhões. Houve alta de 30% no preço médio dos produtos. No trimestre aproximadamente 74% das receitas de exportação foram destinadas à China e Hong Kong, contra 62% no segundo trimestre de 2021.