A Meta, controladora do Facebook, registrou lucro e receita mais baixos no quarto trimestre na quarta-feira (01), prejudicada por uma desaceleração no mercado de publicidade online e pela concorrência de rivais como o TikTok.

Mas as ações da empresa dispararam nas negociações prolongadas, quando sua receita superou as expectativas silenciosas de Wall Street e a empresa com sede em Menlo Park, Califórnia, anunciou uma recompra de ações de US$ 40 bilhões.

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Este é o terceiro trimestre consecutivo de queda na receita da gigante da tecnologia, que demitiu 11.000 trabalhadores , ou cerca de 13% de sua força de trabalho, em novembro. O CEO Mark Zuckerberg culpou as demissões em contratações agressivas durante a pandemia, quando os negócios da Meta cresceram porque as pessoas ficaram presas em casa, navegando em seus telefones e computadores, grudadas nas redes sociais. Mas quando os bloqueios terminaram e as pessoas começaram a sair novamente, o crescimento da receita começou a diminuir.

“(Nosso) tema de gestão para 2023 é o ‘Ano da Eficiência’ e estamos focados em nos tornar uma organização mais forte e ágil”, disse Zuckerberg em comunicado na quarta-feira.

A mega recompra de ações da Meta pareceu aliviar as preocupações dos investidores sobre os gastos da empresa no “metaverso” – um universo digital imersivo, visto através de um fone de ouvido, que Zuckerberg prevê que eventualmente substituirá os smartphones como a principal forma de as pessoas usarem a tecnologia.

A Meta disse que ganhou US$ 4,65 bilhões, ou US$ 1,76 por ação, nos últimos três meses de 2022. Isso caiu 55% em relação aos US$ 10,29 bilhões, ou US$ 3,67 por ação, um ano antes.

Analistas esperavam ganhos de US$ 2,26 por ação, de acordo com pesquisa da FactSet.

A receita caiu 4%, para US$ 32,17 bilhões, de US$ 33,67 bilhões. Analistas esperavam US$ 31,55 bilhões.

A Meta encerrou 2022 com uma queda de receita de 1% em relação a 2021 – sua primeira queda ano a ano.

“A desaceleração foi um pouco menor do que pensávamos que seria, mas isso não é necessariamente um bom sinal”, disse Debra Aho Williamson, analista da Insider Intelligence. Ela disse que os resultados da Meta em 2022 foram “uma grande diferença” em relação a 2021, quando a receita mundial da empresa cresceu 37%.

“Agora o desafio é voltar ao território positivo. A Meta precisa manter o foco na estabilização de suas principais plataformas, Facebook e Instagram”, acrescentou. “E com as perdas em sua divisão de VR aumentando, Mark Zuckerberg terá que aceitar uma realidade infeliz: mundos virtuais simplesmente não são o que empresas ou consumidores desejam no momento”.

O segmento Reality Labs da Meta, que inclui seu hardware de realidade virtual e aumentada, como fones de ouvido, bem como software e conteúdo relacionado, registrou um prejuízo operacional de US$ 4,28 bilhões no quarto trimestre, em comparação com um prejuízo de US$ 3,3 bilhões no ano anterior.

Embora a receita tenha diminuído, a Meta continuou a adicionar usuários em seus aplicativos de mídia social. Os usuários ativos diários do Facebook atingiram 2 bilhões pela primeira vez – um aumento de 4% em relação ao ano anterior. O Facebook tinha 2,96 bilhões de usuários ativos mensais no final do ano. Os usuários ativos mensais da Meta no que chama de sua “família” de aplicativos – Instagram, Facebook, WhatsApp e Messenger – eram 3,74 bilhões em 31 de dezembro.

As ações da Meta saltaram quase 19% nas negociações após o expediente. A ação fechou o pregão regular a US$ 153,12, uma queda de 52% no ano passado.