Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) – O lucro Multiplan subiu forte no segundo trimestre, refletindo vendas crescentes em seus shopping centers, diante da normalização do comércio após o fim do isolamento social adotado durante a pandemia de Covid-19.

A companhia anunciou nesta quinta-feira que seu lucro líquido de abril a junho somou 172,55 milhões de reais, um salto de 84% sobre mesma etapa de 2021. O resultado foi favorecido por uma combinação de forte aumento das receitas e de uma alíquota menor de impostos.

A última linha do resultado só não foi melhor devido a uma disparada de 164,5% das despesas financeiras, a 94,4 milhões de reais, com reflexo de juros maiores sobre a dívida.

No relatório, a Multiplan atribuiu o resultado à “combinação de vendas ainda mais fortes, aluguel mais alto, taxa de ocupação crescente e queda na taxa de inadimplência”.

As vendas de lojistas nos 20 shoppings do grupo cresceram 58,5% sobre um ano antes na mesma base, com as vendas totais chegando a 4,9 bilhões de reais, 64,5% a mais em um ano.

Com isso, a receita líquida da Multiplan chegou a 436,56 milhões de reais, aumento de 58,4% ano a ano, também com impulso das vendas de imóveis e quase o dobro do faturamento com estacionamentos, o que a companhia atribuiu à retomada de eventos ao ritmo normal.

O resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) somou 287,58 milhões de reais, montante 61,3% maior do que um ano antes. A margem Ebitda subiu 1,2 ponto percentual.

Segundo a Multiplan, a taxa média de ocupação de seus shoppings foi de 95,3% no período, alta de 0,7 ponto percentual em um ano. A taxa de inadimplência líquida atingiu 4,1% no trimestre, abaixo dos 5,7% registrados um ano antes.

A empresa informou ainda que as vendas dos lojistas nos seus shoppings deste mês subiram 23,8% ante mesmo mês de 2021.