As reduções de preço em toda a linha de modelos reduziram o lucro líquido da Tesla no primeiro trimestre, fazendo com que caísse 24% em relação ao ano anterior.

A empresa de carros elétricos e painéis solares de Elon Musk disse na quarta-feira que faturou US$ 2,51 bilhões de janeiro a março, uma queda de 24% em relação aos US$ 3,32 bilhões do ano anterior. A receita aumentou 24%, para US$ 23,33 bilhões, mas a margem de lucro operacional da empresa caiu.

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Tesla fez um ajuste de 0,85 centavos por ação no primeiro trimestre, correspondendo às estimativas dos analistas, de acordo com o FactSet. Os analistas esperavam que os lucros caíssem por causa dos cortes de preços.

No início do trimestre, a Tesla reduziu os preços de muitos de seus modelos nos Estados Unidos e o fez pela segunda vez no início de março. A empresa reduziu os preços nos EUA mais duas vezes em abril, inclusive durante a noite de quarta-feira, em um esforço para aumentar a demanda. Também os cortou na Europa.

A queda no lucro líquido ocorreu mesmo com as vendas da Tesla no último trimestre subindo 36%, para um recorde de 422.875 veículos em todo o mundo. Isso ocorre principalmente porque o preço médio de venda por veículo caiu pouco mais de US $ 5.000 em relação ao primeiro trimestre de 2022 devido aos cortes de preço. Analistas estimaram que o Tesla médio foi vendido por US$ 46.850 no último trimestre, abaixo dos US$ 52.100 do ano anterior.

A empresa produziu quase 18.000 veículos a mais do que vendeu durante o trimestre, indicando uma demanda mais fraca.

A margem operacional da Tesla caiu de 19,2% no primeiro trimestre do ano passado para 11,4% neste trimestre.

Em sua divulgação de resultados, a Tesla disse que pretende alavancar sua posição como líder em custos, enquanto outras montadoras tentam lidar com os custos dos veículos elétricos.

“Embora tenhamos implementado reduções de preços em muitos modelos de veículos em todas as regiões no primeiro trimestre, nossas margens operacionais reduziram a uma taxa administrável”, disse a empresa.

A empresa disse que espera reduzir os custos de seus veículos com maior eficiência de produção em suas novas fábricas e com menores custos de transporte.

Os analistas estavam observando se os cortes de preços afetariam a receita e as margens de lucro da Tesla no trimestre em meio ao aumento das taxas de juros e à inflação incômoda. O empréstimo médio para veículos novos nos Estados Unidos está agora em 7%, de acordo com Edmunds.

A margem de lucro deslizante da Tesla não é um bom presságio para o lucro líquido do segundo trimestre, já que a Tesla já cortou os preços nos EUA duas vezes em abril.

A Tesla disse que seu pequeno SUV Modelo Y foi a picape não picape mais vendida nos Estados Unidos durante o trimestre, mas não forneceu números. A empresa normalmente não divulga números de vendas por região.

As ações da Tesla, que caíram 2% durante o pregão de quarta-feira, caíram mais 4% nas negociações estendidas após a divulgação dos resultados.

Durante a noite de quarta-feira, a Tesla cortou US$ 3.000 nos preços iniciais dos EUA de todas as versões do Modelo Y, seu modelo mais vendido. Os cortes reduziram o modelo Dual Motor de menor preço para $ 46.990, o modelo Long Range foi para $ 49.990 e o Y Performance caiu para $ 53.990. Todas as versões do Model Y já eram elegíveis para o crédito fiscal porque o limite de preço para SUVs é de US$ 80.000.

O Model 3 Rear Wheel Drive, o veículo de menor preço da Tesla, teve um corte de US$ 39.990. É elegível para o crédito fiscal de US$ 7.500 porque o limite de preço para carros é de US$ 55.000. A versão do Model 3 Performance permaneceu a mesma em $ 52.990.

Nenhum dos modelos maiores de vendas mais lentas da Tesla, o S e o X, são elegíveis para créditos fiscais, e os preços permaneceram os mesmos na quarta-feira para ambos.