A JSL lucrou R$ 83 milhões no terceiro trimestre, um recorde para a empresa de logística, e um avanço de 377,5% ante 2020. O faturamento cresceu 60,6% para R$ 1,18 bilhão. Com isso, a geração de caixa medida pelo Ebitda atingiu R$ 198 milhões, 68% acima do terceiro trimestre de 2020. “Tivemos o melhor resultado trimestral de nossa história”, disse à DINHEIRO o presidente da JSL, Ramon Alcaraz. O resultado permitiu à JSL elevar o Capex líquido nos nove meses de 2021 para R$ 384 milhões, frente aos R$ 126 milhões de 2020. A alta decorreu da retomada das atividades, do bom desempenho do agronegócio e da mineração e também da incorporação de cinco empresas. Alcaraz afirmou que o resultado positivo só foi possível devido à austeridade na gestão durante a pandemia, melhorando o uso dos recursos e controlando o custo de insumos. “A perspectiva é continuar crescendo, organicamente e com aquisições”, disse.

BANCOS
Fortuna na tesouraria do BTG Pactual

O lucro líquido do BTG Pactual no terceiro trimestre cresceu 77% ante 2020, para R$ 1,8 bilhão. A receita chegou a R$ 3,8 bilhões, alta de 55% ante 2020 e de 2% frente ao trimestre anterior. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) recorrente foi de 20,1%. Houve crescimento em todas as unidades, mas o destaque ficou com as operações de tesouraria, cujos resultados chegaram a R$ 1,3 bilhão, alta de 46%. Isso decorreu do aumento das atividade dos clientes e da mesa de energia, além do evento não recorrente da venda da participação na CredPago.

HOLDINGS
Ganho da Itaúsa sobe 32% para R$ 2,4 bilhões

A Itaúsa lucrou R$ 2,4 bilhões no terceiro trimestre de 2021, 32% acima do mesmo período de 2020. A holding que controla Itaú Unibanco, Alpargatas e Dexco informou que foi beneficiada pela expansão da carteira de crédito, melhora na inadimplência e crescimento das despesas abaixo da inflação. No acumulado em nove meses, o lucro líquido recorrente cresceu 76,6% ante 2020. Na Dexco, as despesas relacionadas ao projeto de celulose solúvel da LD Celulose, ainda em fase pré-operacional, e os créditos tributários decorrentes da ação de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins, são os principais eventos não recorrentes.

ALUMÍNIO
Números recordes na CBA

A receita da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) bateu um recorde trimestral histórico, subindo 55% no terceiro para R$ 2,3 bilhões. A alta foi impulsionada pelos aumentos dos preços do alumínio, mas a elevação do custo da energia prejudicou as margens. Assim, a geração de caixa medida pelo Ebitda ajustado recuou 13,5% ante o segundo trimestre de 2021. O volume de vendas ficou estável em relação ao mesmo período de 2020, mas com uma maior representatividade do alumínio transformado (alta de 10%), que possui maior valor agregado, e menor do alumínio primário (queda de 4%).

DESTAQUE DO PREGÃO
Inflação e impostos afetam BB Seguridade 

Divulgação

A BB Seguridade, holding que concentra as atividade de seguros, previdência e capitalização do Banco do Brasil, divulgou um lucro de R$ 975,8 milhões no terceiro trimestre, queda de 11% ante 2020 e alta de 29,5% frente ao trimestre anterior. Segundo Ullisses Assis, presidente da empresa, o resultado foi afetado pela disparidade temporal entre a correção da parte dos ativos e dos passivos que está vinculada ao IGP-M e pelo aumento dos impostos sobre as seguradoras. A alíquota da CSLL foi elevada em 5 pontos porcentuais. Assis afirmou que o foco de crescimento das atividades estará na ampliação do seguro rural e na distribuição de produtos além da base de clientes do BB, por meio de parcerias que ainda estão sendo negociadas. “Existe um espaço enorme para a indústria de seguros crescer, apesar de isso depender do ritmo de recuperação da economia”, disse.

VAREJO
Atacadão sustenta resultado do Carrefour

As lojas do Atacadão puxaram os resultados do Carrefour, que registrou vendas consolidadas de R$ 20,7 bilhões no terceiro trimestre de 2021, 7,7% a mais do que o obtido no mesmo período de 2020. Os resultados isolados da bandeira de atacarejo cresceram 14,3% na comparação anual, impulsionados pela contribuição de 11,6% da expansão da rede. Esse desempenho é ainda mais relevante considerando-se que sua base de comparação são os resultados de 2020, bastante positivos para a empresa. Mesmo assim, o aumento do faturamento não conseguiu se estender à última linha do balanço. O lucro líquido do grupo recuou 18% no terceiro trimestre ante igual período de 2020, caindo para R$ 621 milhões.