13/03/2002 - 7:00
Alças para prender o sutiã e mantê-lo discreto sob um decote ou blusa mais cavada, absorvente para axilas, bojo à prova d’água para aumentar os seios (que podem ser usados até mesmo com biquíni). Com essa linha inusitada de acessórios para lingerie, a pequena Underforms, lançada há oito meses, está caindo no gosto das mulheres ? brasileiras e estrangeiras. Sim, as peças já viraram artigo de exportação. O primeiro embarque de mercadorias aconteceu há 20 dias. A espanhola Zincland Plus, empresa de lingerie de um centenário grupo do setor têxtil chamado Dalmal, investiu US$ 500 mil para levar a Underforms a mais de mil lojas de lingerie de seu país.
Empresa da família Schmiliver, que há 17 anos atua como representante de fabricantes estrangeiros, fornecendo matéria-prima para a indústria de lingerie sob o nome Universe, a Underforms está presente em 150 lojas no Brasil e, só no primeiro semestre, faturou R$ 400 mil. Não é pouco para acessórios que custam R$ 10 em média. ?Como se trata de um mercado novo, nossa idéia era entrar aos poucos, com apenas 50 lojas, para ir medindo a aceitação?, afirma Fredi Schmiliver, presidente da empresa.
Mil lojas. Confiantes, os Schmiliver querem multiplicar, agora, o número de lojas atendidas por sua marca. Sem experiência no varejo, a empresa pretende replicar o modelo de parceria da Espanha com algum fabricante nacional que seja capaz de abastecer pelo menos mil lojas. ?Se quiséssemos crescer sozinhos, criando uma estrutura própria, levaríamos dois anos para atingir mil pontos de venda?, afirma Marcelo Schmiliver, diretor de marketing e filho mais velho de Fredi. ?Com um parceiro, poderemos chegar lá em menos de oito meses.? Como a estrutura de produção é terceirizada, Marcelo garante que terá condições de atender a uma eventual explosão de demanda.
Nisso a família tem experiência. Em meados da década de 90, a empresa teve a idéia de criar uma alça transparente para sutiã. Encomendou à fabricante americana Bemis e passou a vendê-la às empresas de lingerie do País. Em 1999, a novidade virou febre, triplicando o faturamento da Universe, que saltou para R$ 4 milhões. O caixa recheado animou Schmiliver a investir no lançamento da Underforms. Com um portfólio inicial de 18 produtos, a empresa sonha em criar um novo hit do porte da alça de silicone. Já há um candidato saindo da fôrma: uma calcinha forrada de silicone, para aumentar o bumbum, que deve chegar às lojas até o fim do ano.