17/08/2005 - 7:00
O perfil da indústria do esporte de aventura mudou de vez. Se antes as empresas que exploravam esse nicho de mercado trabalhavam de forma improvisada e quase que artesanal, hoje vê-se pesos pesados da economia se aventurando em um setor que não pára de crescer. Basta notar que, hoje, gigantes como a montadora Fiat, as fabricantes de artigos esportivos Timberland e Try On, a empresa de bicicletas Caloi e outros ícones do capitalismo se renderam aos encantos desse nicho. Todas elas partem em busca de um mercado que, no Brasil, movimenta US$ 300 milhões por ano e cresce a uma média de 25% ao ano.
Para fixar ainda mais a presença nesse ambiente de adrenalina e lucros, elas estarão presentes na próxima Adventure Sports Fair, a maior feira de esportes de aventura da América Latina, de 24 a 28 de agosto, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.
O evento, em sua 7ª edição, vai reunir mais de 280 expositores e promete gerar mais de R$ 100 milhões em negócios. ?Há muito espaço para o mercado crescer?, diz Sérgio Bernardi, diretor da Promotrade, empresa que organiza a Adventure Sports Fair. Detalhe: nos EUA, o setor movimenta US$ 8 bilhões. Outro fator que anima as empresas é a evolução do número de praticantes no Brasil. Em 1999, na 1ª edição da feira, havia 500 mil pessoas ligadas ao esporte e hoje já contam 2 milhões. O que torna o Brasil atraente para essas empresas é a variedade geográfica do país. ?É um dos melhores lugares do mundo para a prática do esporte de aventura?, diz Vitor Negrete, alpinista que escalou a face Norte do monte Everest e a face Sul do Aconcágua, os picos mais difíceis do mundo. ?Temos mar, montanhas, cavernas, a Mata Atlântica e a Amazônia?, diz ele. Rodrigo Raineri, alpinista que chegou ao topo do Everest, faz coro ao colega e também tem uma agência de viagens, a Grade VI, para explorar este mercado. ?Faço roteiros de escalada e acompanho os turistas para proporcionar toda a segurança?, diz Raineri que começou o negócio há 10 anos e percebe o crescente interesse no mercado brasileiro.
Nordeste 4×4: Atravessar o Nordeste, de São Luís a Fortaleza, significa percorrer mais de mil quilômetros. Pode parecer exaustivo, mas a idéia é completar o percurso em uma semana, a bordo de Jipes 4×4 da Toyota semelhantes aos da foto. O roteiro, com visita a belas paisagens, passa pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, pelos oásis de Caburé e pela praia de Jericoacoara.
Preço: R$ 2,5 mil
Climb: (11) 5533-1406
As empresas que começaram a explorar este segmento desde o início não têm do que reclamar. A montadora Fiat foi a primeira fabricante de automóveis a criar, em 1999, uma linha de carros para aventureiros no Brasil: a Adventure. ?Percebemos que as pessoas queriam um carro com essa imagem de esportividade?, diz Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da Fiat. Hoje, a companhia não se arrepende de ter se arriscado nesse nicho. No ano passado, 11.458 unidades da Palio Adventure foram vendidas. Isso representa metade do total de peruas Palio Weekend comercializadas. O sucesso do Brasil neste setor ultrapassa as fronteiras. A grife brasileira Kailash, fabricante de roupas para esporte de aventura, já é reconhecida no exterior. ?Exportamos 15% da produção para Argentina, Chile e Bolívia?, diz Alexandre Barbone, gerente de marketing da empresa.
Além da venda de produtos ligados ao esporte de aventura, surge um outro fenômeno: os eventos de integração, ao ar livre, para grandes empresas. ?Companhias como Siemens, Santander e Natura já fizeram atividades de motivação na minha fazenda?, diz Gilberto Tarantino, dono do Parque de Aventuras Base 84. Localizado em Itu, a cerca de 50 minutos de São Paulo, o local, inaugurado em 2004, tem 13 modalidades como montain bike, arvorismo e canoagem. ?Construí o espaço para receber eventos corporativos?, diz Tarantino. ?Mas agora abriremos para pessoas que pretendam ter um dia diferente?. É o capitalismo tradicional se rendendo ao lucro radical.
No topo do mundo O principal desafio para amantes da escalada é alcançar o topo do Everest, no Nepal. Trata-se do ponto mais alto do planeta, com 8.850 metros de altura. Para aqueles que não têm preparo de esportista, há uma viagem que proporciona fortes emoções. São 24 dias percorrendo as principais cidades do Nepal e visitando o Campo Base do Everest a 5.550 metros. Guias treinados
acompanham a expedição
Preço: US$ 2,59 mil
Landscape: (11) 3034-4940
A bíblia do aventureiros
O comércio eletrônico será estratégico nas produções da Globo
Débora Liotti: a diretora de negócios da Go Outside ressalta o pioneirismo do Brasil
O Brasil, definitivamente, entrou no mapa entre os principais mercados de esportes de aventura. Prova disso é que a revista americana Outside, a bíblia dos praticantes de modalidades radicais nos EUA, com 2 milhões de assinantes, desembarcou no País. Publicada pela editora Rocky Mountain, de Carlos Alzugaray, diretor executivo da Editora Três, ela já está na sua quarta edição. Com tiragem mensal de 40 mil exemplares, rapidamente ganhou destaque no mercado editorial brasileiro. As reportagens abordam o estilo de vida da turma afeita à adrenalina. ?O Brasil é o terceiro país a receber a permissão de publicar a Outside?, diz Débora Liotti, diretora de negócios da revista. Batizada, por aqui, de Go Outside, ela terá um estande na Adventure Sports Fair com a organização de palestras com grandes esportistas do Brasil. A idéia é fortalecer o slogan da publicação: ?Nós buscamos desafios. E você??