O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que antecipa o 13º salário a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta quinta-feira, 3, durante a cerimônia “O Brasil dando a volta por cima”, que celebra os dois anos do atual governo.

De acordo com informações do evento, a primeira parcela da antecipação será paga em abril, e a segunda, em maio deste ano.

A antecipação do décimo terceiro salário para esse público tem sido adotada pelo governo federal nos últimos anos como uma estratégia para aquecer a economia. Antes dessa prática, o pagamento ocorria no fim do ano, com parcelas nos meses de novembro e dezembro.

Em 2024, a primeira parcela foi depositada junto ao benefício do mês de abril e a segunda parcela junto ao benefício de maio, com os pagamentos finalizados no começo de junho.

Pela regra em vigor, terão direito ao abono quem recebeu auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Quem recebe salário-maternidade também tem direito, desde que esteja em gozo do benefício.

Atualmente 12,2 milhões de beneficiários recebem acima do piso nacional, dos quais 10,6 mil ganham o teto da Previdência Social. Um total de 40,7 milhões de pessoas. Do total de beneficiários do INSS, 70% recebem um salário mínimo.

Veja o calendário de 2025 do INSS

Calendário de 2025 do INSS (Crédito:Divulgação)