O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, assinaram, nesta quarta-feira (26), três acordos bilaterais. O evento ocorreu no Palácio de Moncloa, sede do governo espanhol e residência oficial, em Madri.

Os três acordos foram assinados por ministros brasileiros e espanhóis envolvendo as áreas de Educação, Trabalho e Ciência e Tecnologia. No país europeu moram, atualmente, cerca de 100 mil brasileiros. A Espanha está entre os maiores parceiros comerciais do Brasil.

+ ‘Condenamos a violação territorial que a Rússia fez contra a Ucrânia’, diz Lula na Espanha

+Na Espanha, Lula defende criação de um G20 da Paz

  • O primeiro acordo firmado entre Lula e Sánchez foi um “memorando de entendimento sobre cooperação entre o Ministério do Trabalho e Economia Social do Reino da Espanha e o Ministério do Trabalho e Emprego da República Federativa do Brasil”. Ele estabelece cooperação entre o Ministério do Trabalho e Economia Social da Espanha e o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.
  • O segundo documento assinado foi uma “carta de intenções na área de Ciência, Tecnologia e Inovação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil, o Ministério de Ciência e Inovação do Reino da Espanha, a financiadora de estudos e projetos, o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) do Reino da Espanha”. O objetivo é criar iniciativas para financiar projetos de Ciência e Tecnologia entre os dois países.
  • Por fim, foi acordado um “memorando de entendimento entre o Ministério de Universidades do Reino da Espanha e o Ministério da Educação da República Federativa do Brasil sobre cooperação no Ensino Superior universitário”.